José Cícero – Igreja excomunga equipe médica em Pernambuco

Igreja condena e polemiza aborto realizado em criança grávida de gêmeos, vítima de estupro em Pernambuco.

Seria hilariante se não fosse trágico e lamentável a atitude tomada pela igreja, através do bispo de Olinda-PE em excomungar a equipe médica, assim como a própria mãe da criança de 9 anos grávida de gêmeos, vítima de sucessivos estupros do padrasto.



Mesmo com o amparo legal a decisão pela intervenção abortífera foi uma alternativa que contara inclusive, com o apoio da opinião pública nacional visto que a gravidez colocava em risco a própria vida da garota e consequentemente dos futuros bebês. Principalmente por sua tenra idade e um corpo infantil pesando apenas 33 kg, portanto sem a menor estrutura para o papel reprodutivo. Qualquer possibilidade de prosseguimento desta gravidez contrariava frontalmente os prognósticos da medicina. A igreja a que tudo indica não analisou nenhuma destas conseqüências quando tomou a sua decisão que no mínimo soa como algo fora de propósito e esdrúxula.



Já não basta todo o sofrimento que esta criança está passando? Já não basta esta violência beirando as raias do crime hediondo? Permitir que esta menininha prosseguisse com sua gravidez seria por assim dizer, mais um ato absurdo. Outra violência sem tamanho. Uma insensatez inominável.



Penso que Deus jamais concordaria com uma idéia como esta. Seria dimensionar ainda mais os sofrimentos desta irmãzinha pernambucana. Vítima não apenas dos estupros do padrasto como inclusive, de todo um conjunto de mazelas sociais e econômicas.



No entanto, o mais curioso é a notícia de que a igreja(como ela é boazinha) livrou da sua bendita excomunhão o grande pivô desta maldade toda – o padrasto da criança. O criminoso confesso de vários anos de estupro, pedofilia, enfim de uma série de barbaridades cometidas contra este anjo filho de Deus.



A ciência, assim como a religião devem estar a serviço da justiça e do bom-senso numa relação direta com a racionalidade sempre em favor da humanidade. A justiça e a harmonia entre os direitos também precisam necessariamente se comportar como uma profissão de fé, porém sem nunca perder de vista aquilo que pode ser bom ou ruim para a sociedade dos filhos de Deus.



Deus não costuma ser tão condescendente com o 'demo' e as coisas que ele(o demônio) realiza de mal contra a humanidade. E evidente que esta tal excomunhão não terá mais nenhum valor/efeito social como alcançava no passado. Entretanto, o que naturalmente se discute é a repercussão da posição da igreja diante de um acontecimento lastimável envolvendo mais um caso de estupro, incesto e gravidez infantil. Uma pecha pela qual todos os agentes e instituições sociais precisam se empenhar no sentido de extingui-la para sempre do nosso convívio social. Neste aspecto é que se lamenta a posição da santa madre igreja.



A guisa de informação: segundo a bula dogmática da igreja – Quem é excomungado fica proibido de receber alguns sacramentos como: batismo, comunhão, crisma e casamento. O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou a mãe e a equipe médica envolvida no procedimento que culminou com o aborto cirúrgico da vítima de abuso sexual; uma criança de 9 anos. Como afirmou o presidente Lula em relação a este caso “a ciência está muito mais avançada do que a igreja”.



José Cícero é professor, escritor e poeta.