Sem categoria

Petistas avaliam a indicação de Palocci ao governo paulista

O presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini (SP) afirmou que antes de apresentar um nome para a disputa do governo de São Paulo, o partido primeiro precisa fazer um bom diagnóstico da situação do estado, incluindo o atual governo e a

Essa foi a resposta dada a notícia que circulou na imprensa segundo a qual o presidente Lula teria pressionado o PT para lançar o ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antonio Palocci ao governo paulista nas eleições de 2010.


 


“Acho bom que haja um debate prévio sobre diagnóstico e programa de governo. E, depois, fazer a discussão em torno do nome. Acho que inverter a ordem é empobrecer o debate”, disse Berzoini.


 


O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) considerou a indicação de Palocci apenas como uma possibilidade e não como fato fechado. “O presidente não disse que (Palocci) deve ser (candidato), mas que pode ser”, afirmou o petista, que também tem o nome cotado para a disputa.


 


Sobre o envolvimento de Palocci em episódios que estão sendo analisados pela Justiça, Mercadante se mostrou confiante. “Não temos certeza de nada porque a Justiça é absolutamente soberana, mas temos confiança de que a decisão da Justiça será favorável a Palocci.”


 


Já a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) manifestou seu total apoio a uma eventual candidatura do ex-ministro da Fazenda. Caso haja qualquer impedimento dessa candidatura, no entanto, Marta disse que poderá estudar várias possibilidades e não descartou a hipótese de ela mesmo concorrer ao cargo.


 


A ex-prefeita não considera que o assunto, neste momento, possa trazer constrangimento a outros potenciais candidatos. “Não estou constrangida porque também sou uma das que acham que o Palocci seria um bom candidato. Existe um certo consenso do PT entre os nomes que poderiam ser candidatos mais fortes e o Palocci, neste momento, parece ser o nome mais interessante para todos nós”, alegou.



Da redação com informações da Agência Estado