PT garante mais oposição na Assembléia de Minas

Já é visível a mudança de postura da bancada de oposição na Assembleia

Legislativa. A movimentação dos deputados petistas em plenário e

comissões e o uso constante da tribuna são indicativos da alteração.

Mas o líder do PT, deputado Padre João,

Segundo Padre João a posição conciliatória que o PT adotou no ano passado esteve relacionada à aliança que o PT e PSDB fizeram em torno do prefeito Marcio Lacerda. Ele lembrou que ex-deputado e atual vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, e a ex-deputada e agora prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa, pressionaram a bancada em favor dessa posição.

Mas agora acabou aquela água morna que foi no passado recente. Não vamos mais ter que ouvir a piadinha de que maioria e minoria na Assembleia são iguais'', disse. Assumiram os mandatos nos lugares de Elisa Costa, Roberto Carvalho e do peemedebista Luiz Tadeu Leite, eleito em Montes Claros, os petistas Adelmo Carneiro Leão, Maria Tereza Lara e Carlos Gomes.
Para Padre João, a bancada vai manter um diálogo constante com a Mesa, mas não deixará de se posicionar em relação à definição da pauta e aos projetos polêmicos. ''Inclusive já estamos obstruindo para forçar uma negociação com a base governista'', declarou o líder petista, que é citado como um dos candidatos à presidência do PT em Minas.

Articulação

A corrente petista ''Articulação'', ligada aos ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci, realiza hoje e amanhã encontros regionais para discutir um projeto de governo para Minas Gerais com as presenças das principais lideranças do grupo. Nos bastidores, os eventos são uma maneira de fortalecer a possível candidatura de Patrus à sucessão do governador Aécio Neves (PSDB) no interior do Estado. Foram convidados os representantes da corrente ''Coerência Petista''. O grupo do ex-prefeito Fernando Pimentel foi excluído do encontro. Patrus e Dulci devem revezar a agenda entre os encontros que acontecem em Betim, na região metropolitana da capital, e Luz (Centro-Oeste).

Ontem, o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão deu o tom do evento. Em seu jornal eletrônico, ele lembra do encontro dizendo que PT e PSDB estão em lados opostos na política. A mensagem é um recado a Pimentel, que esteve junto com os tucanos na eleição de Marcio Lacerda.

Minas 2010

Lideranças. Os ministros petistas Patrus Ananias e Luiz Dulci participam hoje do primeiro encontro regional da Articulação em Betim e Luz. O evento discute a proposta do partido para 2010.

Publicado no jornal O Tempo, do dia 07/03/2009