Tocantins: Marcelo na corda bamba.

Depois de Cunha Lima e Jackson Lago o TSE tem mais julgamentos no próximos dias, Marcelo é um deles.


 


* Adriano Francisco de Lima

 MARCELO NA CORDA BAMBA



* Adriano Francisco de Lima




Na madrugada da última quarta-feira o Tribunal Superior Eleitora cassou o segundo mandato de governadores eleitos em 2006 e, que desde de a diplomação, são alvo de Recurso Contra Expedição de Diploma(RCED). Também na quarta-feira o Jornal Anhanguera edição do almoço, na chamada, noticiou que o governador Marcelo Miranda deve ter o processo julgado nos próximos dias.




Assim que acabou a eleição o ex-governador Siqueira Campos juntou alguns documentos, a fita de Tom Belarmino em Pedro Afonso entregando casas e mais algumas, cópias do Diário Oficial do Estado, procurou um dos melhores juristas do Brasil e entraram com um RCED. A acusação, captação irregular de sufrágio universal(lê-se compra de votos), abuso de poder político-econômico, uso da máquina administrativa e outros crimes eleitorais.




O senhor Siqueira Campos vitima do próprio veneno ou atropelado pela máquina que criou? O que pôs Marcelo na corda bamba é o fato de Cunha Lima e Jackson Lago terem sido alvo das mesmas acusações. Assinar convênio em palanque é parecido com entregar chaves de casa populares e cobrar dos beneficiados continuidade do governo. Outro problema é a diferença de votos, os quase trinta mil comissionados não influiriam, não fosse também a diferença das urnas. Quando as diferenças são maiores os efeitos dos crimes ficam menos evidentes e os Tribunais costumam levar em consideração a influência na vontade da maioria. Enquanto outros casos estão na pauta o recurso do Siqueira está na Procuradoria Geral Eleitoral aguardando parecer para ir a julgamento em plenário. Enquanto isso a angustia ronda a Praça dos Girassóis.




A cem anos o revolucionário russo Lênin disse que as reviravoltas históricas sempre favorecem aos que se encontravam com posições próprias e condizentes com a realidade. Galinha que não acompanha pato, não morre afogada. O PC do B nestes 20 anos de Tocantins tem posição independente, apesar do esforço constante pela formação de frentes eleitorais amplas e democráticas, faz coro pela justiça e como disse o Meritíssimo Aires Brito “tem que ganhar dentro das regras da legalidade”. Mesmo que outros tempos, outras sentenças.






  • Adriano Francisco de Lima, presidente estadual do PC do B e membro da Comissão Política desde 1997.



PS: Siqueira foi alvo de RCED em 1998 e sua trupe em 1996 e 2000, em Palmas. Nenhum processo passou da 29ª Zona Eleitoral e os recursos não deram resultado. Será por quê?.