Lula Morais – Cem anos do poeta popular

Há cem anos, nascia Antonio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré. O menino pobre, filho de agricultores, cego do olho direito ainda criança, órfão de pai aos oito anos. Mesmo com todas a adversidades de uma realidade nada fácil, transformou-se no maior

Patativa foi homem e poeta do seu tempo e do seu meio. Consegui através de sua obra ser entendido, entre os mais simples ao intelectuais. Sua poesia aproxima o popular do erudito. O cantador de viola que improvisava desde os dezesseis anos de idade deu à sua poesia uma dimensão épica, sempre expressando os sentimentos do seu mundo e do seu povo.


 


Patativa do Assaré cantava as mágoas, as alegrias, o dia a dia do trabalhador de mãos grossas e calosas, como se definia. Por trás da aparente simplicidade dos seus versos, há uma profundeza na qual nos identificamos e passamos a compreender o Nordeste e seu povo sofrido.


 


Tenho a honra de ser o autor da Lei Estadual que instituiu 2009 como “Ano Patativa do Assaré”, além sugerir a criação da comenda denominada “Medalha Patativa do Assaré” a ser concedida anualmente, sempre no dia do aniversário de Patativa, a poetas, contadores, repentistas, trovadores e artistas que se destaquem no fortalecimento da cultura popular.


 


Aproveito para convidar a todos amantes da cultura popular para participarem, no dia 12 de março, às 15 horas, na Assembléia Legislativa, de uma Sessão Solene em homenagem a este ilustre cearense do século XX. Hoje, cinco de março, conduzidos pelos seus aboios, pelos seus lamentos, pelas suas cantiga reboa em milhares de casas sertanejas a poesia de expressão internacional, uma voz de resistência e das lutas libertárias.


 


Lula Morais é Duputado Estadual (PCdoB)