Yeda e deputados divergem em propostas anti-crise no RS

Governo estadual e deputados da oposição divergem sobre as medidas que devem ser tomadas para amenizar os efeitos da crise no Rio Grande do Sul. A força-tarefa formada pela governadora Yeda Crusius anunciou investimentos de R$ 2,370 bi para financiar s

O líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembléia Legislativa, deputado Elvino Bohn Gass, avalia que mais investimento público é fundamental para estimular a economia, mas lança dúvidas sobre os valores divulgados pelo governo. Em dois, Yeda investiu apenas metade do previsto nos orçamentos. Também considera equivocadas as políticas voltadas apenas para a exportação.


 



“Nossos estímulos deveriam estar dirigidos para poder agregar valor e ao mesmo tempo serem demais regiões diversificadas. Por isso há equívocos da política do estado que privilegia o estímulo apenas com renúncias fiscais e não com produção planejada”, diz.


 



A bancada do PT apresentou 22 propostas para combater a crise e o desemprego no estado. Entre os destaques, estão o resgate do Simples gaúcho com a antecipação das parcelas, como ocorria anteriormente; fiscalização das empresas que têm acesso ao crédito do Fundopem e mesmo assim demitem e o reajuste do piso regional. Bohn Gass também fala das medidas para a pequena agricultura.


 



“Apoio ao plantio do trigo, já que a Argentina sofre com a seca e corremos o risco de ficar sem o produto, crédito presumido no ICMS que beneficia a avicultura, a suinocultura, pecuária e alguma área de insumo. São decretos do governo que expiram nos próximos meses e que devem ser prorrogados pelo menos até o final do ano para dar mais segurança ao produtor”, conta.


 



As propostas serão entregues a entidades patronais, de trabalhadores e de agricultores, ao governo via a Casa Civil e à presidência da Assembléia para contribuir na força-tarefa dos deputados.


 


FONTE: Agência Chasque