Opinião: A cara do Partido Comunista do Brasil

Em artigo no jornal Diário da Manhã, João Guimarães, Secretário de Organização do Comitê Estadual de Goiás, defende o PCdoB dos ataques da direita rançosa.

 


Em épocas de analfabetos políticos vale esclarecer que o Partido Comunista do Brasil, com seus 86 anos de história sustentada pela tradição de lutas do povo brasileiro ao desenvolvimento progressista da nação e pelo bem-estar da classe trabalhadora, apresenta para o Brasil uma proposta de socialismo renovado, rejuvenescido pelo crivo crítico da história, alicerçado pela realidade econômica, social e cultural de seu povo. É bem verdade que o PCdoB sofreu inúmeras pressões, preconceitos, mas sobrevive e cresce a cada ano. De acordo com o secretário nacional de Relações Institucionais do partido, Ronald Freitas, o PCdoB cresceu consideravelmente nos últimos anos, não só nos números, mas também na qualidade da atuação política. Segundo ele, estamos participando do jogo político sob as regras do capitalismo, mas estamos tirando proveito disso para governar para o povo.



O nosso partido está caindo no gosto popular. Hoje, somos muito mais aceitos e é esta aceitação popular que delineia os novos desafios do PCdoB. Ainda segundo o secretário nacional, é no desenvolvimento do trabalho na esfera institucional que a população tem a chance de avaliar o nosso partido, de ver que somos sérios, competentes e ligados aos interesses do povo. Ele reconheceu a dificuldade de lidar com tal questão tendo em vista o tamanho que o PCdoB tem hoje, com mais de 90 mil militantes, com a perspectiva de se alcançar os 100 mil até a realização do 12º Congresso. Mas, enfatizou que o PCdoB é um partido que busca representar os trabalhadores e tem na base social um dos seus fundamentos.


 


O PCdoB vem crescendo a cada eleição também no Estado. Somos mais de 7 mil filiados, ajudamos a eleger 31 prefeitos, elegemos sete vereadores do partido no interior e um na capital, estamos participando das gestões de 24 municípios com secretários, superintendentes e diretores. E isso demonstra a boa participação do partido no institucional, no processo eleitoral. Ao contrário do que devem acreditar alguns “Rosenwals”, o PCdoB não é um partido de princípios dogmáticos. É o socialismo que se constrói a cada dia, a cada época e a cada tempo.



O PCdoB segue seu estatuto, segue seu programa, que é elaborado com base nas reflexões teóricas e na atividade prática, empreendidas nos últimos anos por seus militantes e dirigentes, e, a cada congresso, reafirma e aprimora os princípios bases, como o centralismo-democrático. Quantos partidos políticos ainda escutam sua base, se reúnem em organismos e seguem seus princípios?


 


* João Guimarães é secretário estadual de Organização do PCdoB-GO