Tocantins: Lula inaugura obra do PAC amanhã.
O principal objetivo da visita é inaugurar a Usina Hidrelétrica da São Salvador/Paranã, uma das primeiras obras do PAC no ramo de energia.
Publicado 04/02/2009 14:35 | Editado 04/03/2020 17:22
Lula chega a Gurupi às 9 horas dessa quinta-feira
04/02/09 12h05
Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Gurupi nessa quinta-feira, 5, às 9 horas no aeroporto da cidade. De Gurupi o presidente segue de helicóptero para a Usina Hidrelétrica de São Salvador, onde aciona o botão que abrirá, parcialmente, uma das turbinas. A hidrelétrica fica entre os municípios de São Salvador e Paraná. O governador Marcelo Miranda (PMDB) recebe Lula no aeroporto de Gurupi e segue para São Salvador junto com o presidente.
O presidente do grupo Suez no Brasil, Maurício Bähr, informou que aproximadamente 50% das obras da Usina já estão prontas. Bähr adiantou ainda que a UHE de São Salvador, em construção no Sul do Estado, é o primeiro empreendimento brasileiro do ramo de energia que teve seu contrato de financiamento assinado no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
A hidrelétrica foi licitada em 2001 e está sendo construída pelo grupo franco-belga Suez Energy, mediante investimentos totais de R$ 848 milhões. Parte deste montante é financiada por um consórcio de bancos formado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Unibanco, Bradesco, Itaú, Santander e Votorantim.
Além da Usina de São Salvador, o grupo Suez está construindo, no Extremo-Norte do Tocantins, a Usina Hidrelétrica Estreito, entre os estados do Tocantins e Maranhão, com capacidade de 1.087 MW. (Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação)
fonte:www.clebertoledo.com.br