Funk e rock banidos da folia em cidades históricas mineiras

Três cidades históricas se juntaram para fazer, cada uma, um carnaval grandioso no formato dos velhos tempos. Nas ruas de São João del-Rei (Campos das Vertentes), Mariana e Ouro Preto (Região Central) não vão faltar Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé e Chi

As três cidades se juntaram pela primeira vez para fazer o projeto Carnaval das Cidades Históricas, que será lançado hoje em Belo Horizonte. Além de uma campanha de divulgação comum, eles planejaram em conjunto a programação, a estrutura e a segurança. O objetivo é mudar a cara da farra nesses locais e atrair turistas para o que o secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Ralph Justino, chamou de carnaval de antigamente. “A meninada que quer outro tipo de festa vai para um espaço público maior. Não somos contra nada, mas não é nosso perfil.”


 


Outros estilos musicais terão espaço em áreas fechadas e pagas para garantir opção para todos. Em São João, o estacionamento da Universidade Federal (UFSJ) receberá o Carnaval Universitário. Justino e os outros secretários acreditam que a folia nas cidades históricas mineiras pode ficar tão famosa quanto as mais tradicionais do país – Rio de Janeiro, Salvador e Recife.


 


O grupo pensa em convidar ao menos mais dois municípios – Sabará e Diamantina – e fazer uma festa ainda maior com possibilidade de financiamento do governo federal e de empresas, a partir de 2010. O grupo congrega cidades com conjuntos históricos significativos, desde que tenham mais de 40 mil habitantes com estrutura básica para atender visitantes. “Queremos trazer para essas cidades pessoas que respeitem o patrimônio e a segurança.”


 


Programa


 


Em São João del-Rei, a Avenida Presidente Tancredo Neves vai receber desfiles de escolas e blocos a partir das 20h nos dias do carnaval. Às 15h, diariamente, a turma das marchinhas estará no Centro. Em Mariana, a prefeitura garante que a cidade está preparada para receber mais de 30 mil pessoas. Em busca do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Unesco, a cidade vai embalar foliões com motivações contra a violência. Entre as atrações mais populares estão os “catitães”, bonecos gigantes e artesanais que saem às ruas de Mariana desde 1852.


 


A vizinha Ouro Preto dividiu a programação em cinco espaços no Centro Histórico. Haverá apresentação de grupos tradicionais, será hip hop e também axé e funk, no Estacionamento da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). 


 


Por Bianca Melo, publicado no jornal Estado de Minas, de 03/02/2009