Câmara de Vereadores de Salvador tem novo presidente

O peemedebista Alan Sanches é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Salvador. A eleição aconteceu na manhã desta segunda-feira (2/2), com o início dos trabalhos Legislativos em 2009. O pleito, que elegeu ainda a vereadora Vânia Galvão (PT) para a s

A eleição ocorreu após muita relutância do primeiro vice-presidente Paulo Magalhães Jr. (DEM), que insistia em se manter no cargo, que assumiu interinamente após a renúncia de Mangueira. Magalhães solicitou até um parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara com intuito de legitimar a sua permanência na direção da Casa, mas o documento não foi aceito pela maioria dos vereadores. O movimento por novas eleições obteve o apoio de 32 dos 41 parlamentares e obrigou Paulo Magalhães a convocar nova votação.


 


“O plenário é soberano para decidir sobre os casos omissos no Regimento Interno. Por mais que Magalhães teimasse em buscar manobras jurídicas, sua permanência teria que ser votada em plenário. Ou seja, ele teria que ser eleito pelos vereadores e ele sabia que não iria consegui os votos necessários”, informou a vereadora Olívia Santana (PCdoB).


 


A comunista Aladilce Souza ressaltou ainda a importância desta nova votação para corrigir uma grave distorção da primeira. “A eleição de Vânia Galvão para a segunda secretaria garante a participação da oposição na Mesa Diretora. Com isso, fica re-estabelecida, mesmo que parcialmente, a correlação de forças na condução dos trabalhos da Casa. Isto é importante também para melhorar a imagem da Câmara junto à população”, declara Aladilce.


 


Após a votação de hoje, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Salvador ficou com a seguinte formação: Alan Sanches (PMDB) (presidente), Paulo Magalhães Jr. (DEM) (primeiro vice-presidente), Gilberto José (PDT) (segundo vice-presidente), Erivelton Santana (PSC) (terceiro vice-presidente), Sidelvan Nóbrega (PRP) (primeiro secretário), Vânia Galvão (PT) (segunda secretária), Orlando Palhinha (PSB) (terceiro secretário), Paulo Câmara (PSDB) (corregedor) e Odiosvaldo Vigas (PDT) (ouvidor).


 


De Salvador,
Eliane Costa