Fórum Social Mundial mobiliza doadores de sangue

Em função do número de visitantes que virão a Belém para o Fórum Social Mundial, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, a Fundação Hemopa se prepara para uma situação de alerta com eventual aumento da necessidade de abastecimento transfusional nos 85 hospita

Para garantir abastecimento satisfatório da rede hospitalar, o hemocentro desenvolverá uma campanha de doação de sangue, que começará no dia 19 e seguirá até o dia 24 de janeiro. A instituição disponibilizará ainda duas unidades móveis para coleta de sangue em pontos estratégicos da capital, de 13 a 24 de janeiro. A meta é 350 doações por dia.


 


Paralelamente, o Hemopa fará cadastramento de doadores de medula óssea, de 20 a 24 de janeiro, nas unidades móveis. O objetivo é aproveitar a oportunidade para comemorar os sete anos da oferta desse serviço no Pará e aumentar o número de cadastro, que atualmente é de quase 27 mil.


 


Para a presidente do Hemopa, Maria de Fátima Pombo Montoril, o Fórum Social Mundial tem a capacidade de mobilizar a sociedade civil organizada das mais diversas etnias num espaço aberto, democrático, em busca da construção de um mundo melhor. “A melhoria da saúde pública, qualidade de vida dos pacientes, oferta de sangue isento de doenças e mais chances de encontrar medula compatível fazem parte desse contexto universal em favor da vida e do maior desenvolvimento humano”, observou a médica, apostando no sucesso da campanha com o envolvimento e compromisso de antigos e novos doadores, bem como de antigos e novos parceiros do Fórum Social.


 


Fátima Montoril ressaltou ainda que essa ação estratégica servirá de reforço para estoque técnico da campanha do carnaval, quando normalmente o hemocentro enfrenta redução de aproximadamente 20% do número de doadores de sangue.


 


Quem pode doar sangue – Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade. Com a doação, são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.


 


Cadastramento de doadores de medula óssea – Procedimentos


– Estar bem de saúde;


– Ter entre 18 e 55 anos de idade;


– Assistir palestra sobre o tema;


– Coletar uma pequena quantidade de sangue (5ml);


– Seu sangue será tipado, que é um teste de laboratório para identificar seu tipo HLA;


– Seu tipo de HLA será cadastrado;


– Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada;


– Se você for compatível com o paciente, outros testes sanguíneos serão necessários;


– Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação.


Serviço – O hemocentro fica na travessa Padre Eutíquio, 2109. Mais informações: 3242 9100 ou www.hemopa.pa.gov.br.