Caravana da Anistia chega ao Pará

Belém (26/01/09) – Em coletiva à imprensa nesta terça-feira (26), o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Roberto Martins e a coordenadora de Projetos Educativos da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Flavia Carlet, falaram so

Eles informaram que serão apreciados um conjunto de processos de perseguidos políticos durante o período da ditadura militar. Outra informação é que ainda no primeiro semestre de 2009 a Caravana da Anistia deve julgar 350 pedidos referentes exclusivamente à Guerrilha do Araguaia.


 


A sessão especial no dia 30, contará com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, com o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, com o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Roberto Martins, e com os próprios interessados nos processos: Maurice Politi, Amariles Araújo de Carvalho, Maria do Socorro Mourão, Pedro Augusto Portugal, Jane Vasconcelos Dantas, Juraci Mendes de Oliveira, Izabel Marques Tavares e Maria de Lourdes Couceiro.


 


Flavia Carlet disse que as Caravanas foram criadas com o objetivo de se fazer reparações econômicas as pessoas que sofreram perseguições durante a ditadura. “O critério para a analise do processo é feito através da idade e do estado de saúde em que a pessoa se encontra, são os requisitos prioritários, e os julgamentos sempre são realizados onde os fatos aconteceram ”, destacou. Ela informou ainda que o julgamento contará com 11 conselheiros.


 


O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Roberto Martins, disse que a Caravana se destaca como um momento impar para o Estado, especialmente, quando acontece dentro do Fórum Social Mundial. “Os jovens em especial terão a oportunidade de conhecer parte desta história do Brasil”, enfatizou.