Edvaldo anuncia novo secretariado

Após quase um mês de expectativa, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na manhã desta terça-feira, 27, o nome dos novos secretários que irão compor a administração municipal. As mudanças ocorrerão em apenas quatro secretarias, reafirmando ass

Segundo o prefeito, o empenho de toda a equipe foi um dos fatores responsáveis pela vitória nas urnas no ano passado, quando ele foi reeleito. “Divido o sucesso administrativo com os secretários. Só pude realizar tudo porque contei com a ajuda, o compromisso, a força e o trabalho de todos eles, que estiveram comigo. Foi um trabalho árduo e dedicado em fazer uma grande administração”, ressaltou.


 


 


Edvaldo continuou analisando não pretendia fazer uma grande reforma no secretariado. “Se eu fizesse uma grande mudança, era um sinal de que alguma coisa estaria fora de ordem. Portanto, a grande maioria dos secretários irá permanecer”, anunciou.


 


 


Ele ainda afirmou que não sofreu pressão para ceder cargos dos partidos políticos que o apoiaram na campanha eleitoral, mas nos critérios de alterações era fundamental incorporar os partidos que colaboraram de forma decisiva na eleição. “Os critérios que adotamos para a escolha de novos secretários foram a ética, o compromisso com o poder público e a qualidade técnica. Não existe secretaria de partidos, os partidos participam das secretarias. O projeto político é único e liderado pelo prefeito, e o projeto que foi aprovado nas ruas e urnas pelo povo de Aracaju”, garantiu.


 


 


Mudanças


 


 


Na Secretaria Municipal de Administração (Semad) será empossado o ex-vereador Daniel Fortes. “Fiquei muito feliz porque o nome indicado era o que tinha sido pensado por mim”, comentou. Para a presidência da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju) foi anunciado o nome de Waldoilson dos Santos Leite, tendo como vice Sérgio Lima (atual presidente). Na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) Lucimara Passos sucederá Silvio Santos, agora vice-prefeito e que também será o novo gestor da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).


 


 


“Sílvio é um vice que vai atuar de forma decisiva no nosso governo. Ele é um companheiro que tem uma grande experiência política, ele teve um gesto comigo que é muito raro na política. Quando eu assumi a Prefeitura eu era o vice-prefeito e secretário de Governo de Marcelo Déda e precisava de uma pessoa que me ajudasse a tocar os primeiros dias turbulentos. Sílvio estava em Brasília, em um cargo importante, na Secretaria Geral da Presidência, e eu liguei para ele e solicitei que viesse me ajudar. Sílvio refez seus planos e aceitou até a ter um salário menor”, relembrou.


 


 


O prefeito encerrou o anúncio desejando boa sorte a todos os secretários. Na próxima sexta-feira, dia 30, todos os secretários tomarão posse e na segunda-feira, dia 2 de fevereiro, já participam de uma reunião geral como prefeito Edvaldo Nogueira.


 


 


Nova administração


 


 


O prefeito reafirmou sua alegria e felicidade de poder ter sido conduzido ao poder municipal pela vontade do povo aracajuano para mais um mandato. “Reafirmo as idéias e compromissos que assumi durante a campanha eleitoral. Não cai na tentação de prometer aquilo que não pudesse cumprir e sim em propostas e idéias que podem ser colocadas em prática. Com as bênçãos de Deus e a força do nosso povo vou colocar em prática todos os nossos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral”, avisou.


 


 


Ele lembrou que em dois anos e nove meses fez a maior transformação que Aracaju já viu. “Isso foi tão viável que a prefeitura teve aprovação de quase 65% entre bom e otimo, em pesquisa realizada pelo Ibope, no final de 2008. Mas a prova mais cabal foi a vitória no primeiro turno, com 140 mil votos, contra 57 mil do segundo colocado e 48 do terceiro”, disse Edvaldo.


 


 


Outra demonstração de aprovação com a sua administração foi a vitória de 14 candidatos a vereadores que faziam parte da coligação que o apoiou. “Sei que as razões da minha vitória foram a coligação que construímos, o apoio de políticos como Marcelo Déda, Valadares, Jackson Barreto, Albano Franco, Ulices Andrade, Belivaldo Chagas, além de Fabiano Oliveira e João Fontes, que retiraram suas candidaturas a prefeito para me apoiar; e a força de todos os 14 partidos. Juntos, enfrentamos uma das maiores batalhas eleitorais dos últimos anos”, explicou.


 


 


“Outro motivo da nossa vitória foi a compreensão da sociedade sobre o nosso mandato, pois mudamos a face da cidade, construímos uma nova forma de fazer política, baseado na ética e democratização, baseado nos compromissos com os mais pobres, levando obras para quem mais precisa e governando com ética e modernizando a forma de fazer administração pública”, reforçou.


 


 


Continuidade


 


 


Na Secretaria de Governo (Segov) permanece Bosco Rollemberg. “Companheiro de longos anos, lutador das causas democraticas, militante da força política contra a ditadura, figura que orgulha a todos nós. Bosco foi o ídolo da nossa geração. Foi um dos presos políticos que passou mais tempo exilado, na Ilha de Itamaracá (PE)”, contou o prefeito.


 


 


Na Chefia de Gabinete, continua Lucivanda Nunes. “Ela é uma coringa pela sua capacidade e taleto. É uma mulher que de forma surpreendente fez um grande trabalho”, anunciou. Na secretaria de Finanças, Jéferson Passos. “Ele foi a grande revelação desta administração”, declarou Edvaldo.


 


 


Também seguem Carlos Cauê, na Secretaria de Comunicação (Secom), Tereza Cristina Cerqueira da Graça, na Secretaria de Educação (Semed); Marcos Ramos, na Secretaria de Saúde (SMS); Rosária Rabelo, na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Wilza Correia, na Secretaria de Controle Interno (Semci), e Rômulo Rodrigues, na Secretaria de Participação Popular (Sepp). Já na Fundação Municipal de Trabalho e Renda (Fundat) continua Carlos Magno, assim como Antônio Samarone, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Luiz Carlos Santana, na Procuradoria Geral do Município, e Paulo Roberto Costa, na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).


 


 


Para o deputado federal Albano Franco, as escolhas do prefeito são mais gestos positivos para os que fazem o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). “Ele reconheceu a importância do apoio do partido para sua vitória no primeiro turno e nem por isso, em nenhum momento, houve exigência ou reivindicação por cargos, porque o PSDB faz política pensando em conceitos e principios. Nós entendemos que para Aracaju a melhor solução era Edvaldo pela gestão profícua, dinâmica e séria que ele vinha exercendo. Ele indicou um representante do PSDB da a Funcaju, que tem agora a responsabilidade de corresponder e contribuir para o êxito da administração de Edvaldo Nogueira”, observou o deputado.


 


 


Líder


 


 


Na ocasião, o prefeito anunciou ainda o líder do governo na Câmara de Aracaju, que será o vereador Elber Batalha, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a vice-lider Rosângela Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT). “Elber vai cumprir um grande papel pela sua inteligência, capacidade e pelo seu compromisso com os projetos municipais”, ressaltou Edvaldo Nogueira.


 


 


De acordo com o vice-líder da Câmara de Vereadores, Elber Batalha o trabalho maior será tornar o governo sintonizado com os anseios do povo. “A Câmera de Vereadores é a caixa de ressonância da sociedade, é onde o povo primeiramente procura para fazer seus reclames e pedidos e servirá de ouvidoria para que na condição de líder eu possa trazer esses reclames para a administração e tentar viabilizar com a maior rapidez possível a solução dos problemas”, declarou.


 


 


Sobre a vice-líder, ele destacou que Rosângela vai ser uma grande parceira. “Ela vai nos ajudar sempre que precisarmos nos ausentar, além de dar apoio, idéias, somando-se a essa missão. Agradeço a confiança do prefeito Edvaldo e espero que possa dar minha parcela de contribuição”, disse Elber.


 


 


Apoio


 


 


O novo secretário de Planejamento, Sílvio Santos consciente de sua nova função, diz que a secretaria de planejamento é estratégica para viabilizar a plataforma defendida pelo prefeito Edvaldo Nogueira durante a campanha eleitoral de desenvolver a cidade, mantendo as qualidades de vida. “Nossos projetos de desenvolvimento para Aracaju leva isso em conta, além de discutir o desenvolvimento econômico, no momento em que o mundo inteiro passa por crise. Mas vamos encontrar meios para produzir um grande trabalho e fazer realizações que venha superar os desafios que são colocados para a gente”, destacou.


 


 


A presidente da Emsurb, Lucimara Passos, feliz com o desafio, está extremamente motivada e honrada em poder ter a confiança do prefeito. “A Emsurb é uma empresa que trata de assuntos que fazem parte do nosso cotidiano. Aracaju é uma cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil, é um desafio enorme manter, assim como melhorar, porque a nossa proposta na administração é vislumbrar o melhor. Vamos trabalhar cotidianamente nesse sentido, por isso vou procurar fazer uma gestão ainda melhor. Aprendi muito com o estilo do prefeito e meu trabalho fica mais qualificado sob a orientação dele”, enfatizou.


 


 


O novo secretário de Administração, Daniel Fortes, disse que sua maior expectativa no início é conhecer a secretaria, sua estrutura e a equipe funcional. “Tenho consciente que seremos uma peça nessa engrenagem para somar bons resultados”, revelou.  Com o mesmo sentimento, o novo presidente da Funcaju, Waldoilson dos Santos Leite, disse que essa é uma missão nova, mas os desafios devem ser vencidos. “Vou procurar dar ênfase e fazer projetos para melhorar a visãodo turismo em Aracaju, que é uma cidade bonita e merece lugar de destaque”, enfatizou.