Raio X: Menos da metade dos prefeitos no Ceará tem nível superior

Homem, 48 anos de idade, nível superior. Este é o perfil médio dos prefeitos cearenses, revelado por dados da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece)

Aos 48 anos, o novo prefeito de Crateús, Carlos Felipe é um retrato do perfil mais recorrente dos 184 prefeitos cearenses. A exemplo dele, 48% dos gestores que administrarão os municípios cearences até 2012 concluíram curso universitário. Médicos como ele compõem uma das categorias mais comuns entre os prefeitos do Estado, o lado dos comerciantes e empresários, excluindo-se aqueles que apontam como profissão o próprio cargo de prefeito.


 


As informações, oriundas de um cadastro feito pela Associação dos Prefeitos e Prefeituras do Ceará (Aprece), mostram que, na nova geração de gestores cearenses, há um salto na escolaridade em relação aos veteranos. Enquanto, no geral, menos da metade dos prefeitos possui nível superior, entre aqueles que têm 40 anos ou menos, apenas 30% não concluíram curso universitário. O prefeito de Crateús ressalta, porém, que a escolaridade não é garantia de boa administração. Na opinião de Carlos Felipe, o caráter do administrador é mais importante que seu nível de escolaridade. “Escolher assessores independentemente de esquemas políticos é a diferença entre uma boa ou má administração”.


 


O novo prefeito de Tauá, Odilon Aguiar (PMDB), pensa da mesma forma. Para ele, que é advogado, a escolaridade é um fator relativo. “O conhecimento facilita na execução de políticas públicas, mas o zelo com o bem público, o caráter e a responsabilidade na administração são mais importantes”. Já a prefeita de Fortim, Adriana Pinheiro Barbosa (PTB), pensa um pouco diferente. Ela, que faz parte do pequeno grupo de 20 mulheres prefeitas cearenses, considera que o nível de escolaridade influencia muito na administração. A prefeita destaca que os prefeitos com pouco conhecimento técnico correm o risco de ficar reféns dos assessores nas tomadas de decisão.


 


Menor escolaridade



O percentual de prefeitos com ensino médio é de 30%. Comerciantes e empresários são os profissionais que mais aparecem nesse grupo, logo depois dos 20 que declaram ter a profissão “prefeito”.


 


O grupo com menor escolaridade inclui 15 prefeitos. O administrador de Uruoca, Manoel Fernandes Moreira Filho (PTB), é um dos representantes dos prefeitos que não concluíram nem o ensino fundamental. Manoel Conrado, como é conhecido, contou que, na juventude era carreteiro, e, por isso, não teve tempo de estudar. Ele confessa que a falta de conhecimento atrapalha na gestão e admite que são os assessores quem resolvem todas questões burocráticas. Mas destaca outras experiências, fora da escola, que lhe permitem contribuir com o Município. “O mundo ensina tudo. Minha escola foi o mundo”.


 


Dentro desse grupo que não concluiu o ensino fundamental, comerciantes e agricultores são as profissões mais citadas. Quatro gestores apenas lêem e escrevem. Um deles, o prefeito de Alcântaras, Raimundo Gomes Sobrinho (PRP), afirmou que o fato de ter estudado pouco não lhe causa nenhuma dificuldade na administração. Ele explicou que já faz tempo que trabalha na política e, por conhecer bem as estruturas, não tem encontrado empecilhos. Raimundo Munduca, como é conhecido, contou que é filho de pais pobres, e como trabalhava muito, não teve oportunidade de estudar. Além de Munduca, os prefeitos de Umari, Francisco Alexandre Barros (PT), Itarema, Marcos Roberio Ribeiro Monteiro, (PMDB) e de Aracati, Expedito Ferreira (PP) também declararam que apenas lêem e escrevem.



EMAIS


– A média de idade dos chefes de Executivo é 48 anos. Com 40 anos ou menos, são 36 prefeitos, enquanto que 23 estão na faixa de 61 anos ou mais. O maior contingente – 125 – têm entre 41 e 60 anos. Os prefeitos de Brejo Santo, Guilherme Landim (PSB) e de Tianguá, Natália Félix (PMDB) são os mais jovens do Estado, com 23 anos. O de Granja, Esmerino Arruda (PSDB), que tem 86 anos, é o mais velho, com três vezes e meia o tempo de vida dos caçulas da “categoria”.



RAIO-X DOS PREFEITOS


 


SEXO
Homens – 164 (89%)
Mulheres – 20 (11%)


 


ESCOLARIDADE
Ensino superior – 88 (48%)
Ensino superior incompleto – 8 (4,3%)
Ensino médio – 55 (30%)
Ensino médio incompleto – 8 (4,3%)
Ensino fundamental – 10 (5,4%)
Ensino fundamental incompleto – 11 (8%)
Lê e escreve – 4


 


PROFISSÕES MAIS CITADAS
Prefeito – 40 (21,7%)
Comerciante – 23* (13%)
Empresários – 19 (10,3%)
Médicos – 17
Engenheiros – 11 (6%)
Agricultor ou pecuarista – 12 (6,5%)
Advogados – 8 (4,3%)
Vereador – 7 (3,8%)
Professores – 6 (3,3%)


 


* Sávio Pontes, prefeito de Ipu, aparecia como deputado – ele renunciou ao mandato em dezembro. Em conversa com O POVO, o prefeito disse é comerciante.


 


IDADE
Entre 20 e 30 – 6 (3,3%)
Entre 31 e 40 – 30 (16,3%)
Entre 41 e 50 – 82 (44,6%)
Entre 51 e 60 -43 (23,4%)
Entre 61 e 70 – 19 (10,3%)
Entre 71 e 80 – 3 (1,6%)
Mais de 80* – 1 (0,5%)


 


– 84 prefeitos foram reeleitos.
– Na atual gestão, são 20 mulheres, duas a menos que no último período.


 


Fonte: APRECE