Prefeitura de Maranguape quer 100% de alunos nas escolas

As matrículas dos alunos novatos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2009 se encerraram na última sexta-feira (09). Mas, de acordo com o calendário de matrícula elaborado pela secretaria de Educação do município, os estudantes veteranos e nov

Para realizar a matrícula, pais e alunos devem se deslocar à escola mais próxima de sua residência, apresentando os seguintes documentos: certidão de nascimento, documento de transferência escolar (histórico escolar e declaração da escola de origem) e duas fotos três por quatro. Todo o processo de matrícula escolar é realizado via internet. O sistema de matrícula foi concebido pela equipe do Núcleo de Estatística da Secretaria de Educação juntamente com o setor de Projetos.


 


O sistema possibilita o cadastro do aluno, a efetivação da matricula e no decorrer dos períodos letivos, a gestão escolar. Toda migração de dados e informações é feita por meio de dispositivos de armazenamento removíveis. Segundo Teresa Gurgel, assessora de Tecnologias Educacionais, um dos objetivos da matrícula eletrônica é possibilitar a inclusão digital das comunidades das escolas. “O processo de matrícula requer interação dos pais de alunos com a interface-humano computador do sistema”, salienta.



A secretária de Educação, Sandra Mendes, diz que a administração municipal está fortalecendo a matrícula na rede municipal de ensino porque que garantir o direito de acesso para todos. “O compromisso é ingressar 100% dos alunos nas escolas”, declarou. As matrículas dos veteranos foram realizadas de 15 a 19 de dezembro de 2008. O estudante da rede municipal tem acesso a livro didático, fardamento, alimentação escolar, transporte escolar, carteira estudantil e o bolsa família.


 


No ano de 2008, as 94 escolas da rede municipal receberam 18.196 alunos, sendo 2.872 na Educação Infantil, 13.556 no Ensino Fundamental e 1.768 na Educação de Jovens e Adultos.


 


Fonte: Prefeitura de Maranguape