Sem categoria

Congo: Jornalista preso por ofender presidente é libertado

Nesta quarta-feira (7), o jornalista Nsimba Embete Ponte, diretor do jornal L'interprète, no Congo, foi libertado após dez meses de prisão por “ofensas ao chefe de Estado”. Condenado em 27 de novembro de 2007 por uma série de artigos sobre o esta

Segundo a agência de notícias Angola Press, ele foi posto em liberdade após provar sua inocência.  O caso ficou conhecido depois que a organização internacional de defesa da liberdade de imprensa, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), denunciou a “detenção secreta sem motivo conhecido” do jornalista.


 


Nsimba Embete Ponte, foi raptado em Kinshasa no dia 7 de março às 17h30. Antes da sua detenção, o jornalista Ponte queixava-se de ser alvo de ameaças após ter publicado artigos sobre o presidente congolês.


 


No período, a denúncia feita pela a RSF afirmou que “não há justificação no comportamento das forças de segurança. Sejam quais forem os motivos da detenção deste jornalista, a sua família tem o direito de visitá-lo”.


 


O jornalista ainda foi impedido de falar sua esposa e seus dois irmãos quando estava aprisonado em um edifício da ANR à beira do rio Congo. Os familiares também foram iameaçados de prisão por agentes da polícia se continuassem insistindo em encontrar Ponte.


 


Para a RSF, “os serviços de segurança congoleses devem assumir a grave violação do direito de defesa do jornalista. Quando preso, Nsimba Embete Ponte não teve acesso a um advogado nem a um médico, uma violação do artigo 19 da Constituição, que garante os direitos dos detidos”.