Pianista se apresenta em Sobral e traz repertório que varia entre Beethoven e Luiz Gonzaga

Recital de Arthur Moreira Lima leva hoje, a Sobral, clássicos nacionais e internacionais

O maestro Arthur Moreira Lima está em Sobral com o projeto “Um piano pela estrada” para realizar um concerto hoje, às 19h, no Boulevard do Arco, na área central da cidade. Ele vai oferecer o melhor das músicas universal e brasileira a uma população que, dificilmente, tem acesso a esse tipo de música. É a chance do sobralense prestigiar clássicos de Sebastian Bach (1685 – 1750), Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), Frédéric Chopin (1810 – 1849), Franz Liszt (1811 – 1886), Pixinguinha ((1756 – 1791), Villa-Lobos (1887 – 1959), Ernesto Nazareth (1863 – 1934), Luiz Gonzaga (1912 – 1989) e Astor Piazzolla (1921 – 1992).


 


O pianista não apenas se apresenta tocando, mas também interage com a platéia, falando sobre os autores, suas singularidades e inspirações. “Um piano pela estrada” é um projeto pioneiro, idealizado pelo próprio Moreira Lima. Ele criou o “caminhão-teatro” como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. A adaptação foi feita em um modelo com carroceria baú, que se transforma em palco com 45 metros quadrados de área de cena. O “caminhão-teatro já passou por mais de 60 cidades, só em 2008, sendo palco de concertos em outros estados nordestinos, como o Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.


 


Não é de hoje que Moreira Lima coloca o pé na estrada, apresentando-se em pequenas cidades. “Eu fiz muito isso quando era secretário de Cultura do Rio, no governo do Leonel Brizola. Também organizei uma série de concertos de outros artistas no interior fluminense”, informa. Foi na mesma época que surgiu a idéia de um projeto que pudesse facilitar a locomoção e acomodação da estrutura necessária para um concerto. “O objetivo era ser mais dinâmico e visitar um número maior de cidades. Só que a idéia acabou demorando a sair do papel e custei a achar o modelo ideal”, diz.


 


O repertório das apresentações de Moreira Lima costuma ser o mesmo, com poucas alterações, dependendo do lugar e da manifestação do público. “Eu deixo algumas coisas para a última hora, após acompanhar a reação das pessoas”, informa. Mas a seleção das músicas é sempre criteriosa. “São todas muito bonitas, é um repertório bem escolhido. Algumas são músicas clássicas que viraram populares. Outras são populares que se transformaram em clássicos”, compara. Desde 2003, quando começou a colocar seu piano nas estradas do país, o maestro já realizou quase 300 concertos. Segundo ele, não existe muitas diferenças entre o público que acompanha o concerto nas casas tradicionais e o que acompanha nas ruas. “A principal diferença está na descontração. “Nas apresentações deste projeto, as pessoas ficam mais a vontade, mais atentas e são mais sinceras”.


 


Mesmo interpretando os grandes compositores clássicos e com muitas apresentações fora do Brasil, Arthur Moreira Lima sempre se preocupou com a valorização da cultura nacional. Isso faz do pianista um dos mais populares, versáteis e completos intérpretes clássicos brasileiros. Considerado um extraordinário intérprete, o pianista Arthur Moreira Lima é o convidado especial para o encerramento das festividades de fim e começo de ano promovidas pela Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes.


 


Chopin e Tchaikovsky


 


Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a tocar piano aos seis anos. Aos nove, tocou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Projetou-se internacionalmente no Concurso de Chopin, em Varsóvia, e laureou-se também nos concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Rússia). Deste então, Arthur Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concerto do mundo.


 


Entre as orquestras famosas com quem já se apresentou, estão as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia. Também já se apresentou com as orquestras sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França. E trabalhou sob a direção dos regentes Kurt Sanderling, Kirill Kondrashin, Mariss Janson, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai, entre outros.


 


Mais informações:
Recital com o pianista Arthur Moreira Lima, hoje, às 19h, no Boulevard do Arco, em Sobral. Acesso livre.