Sem categoria

Aracaju: Edvaldo (PCdoB) rebate tentativa de impugnação

Reeleito prefeito de Aracaju em outubro passado e empossado em 1º de janeiro, Edvaldo Nogueira (PCdoB) minimizou a tentativa de anular o resultado das últimas eleições municipais. Na sexta-feira (2), o senador e candidato derrotado no pleito, Almeida Lima

Para Edvaldo, entrar com uma ação dessas no TRE-SE (Tribunal Regional Eleitoral do Sergipe) é um direito — e, logicamente, um problema de Almeida Lima. “Não tenho nada a falar sobre esse assunto”, declarou o prefeito ao Faxaju Online. “Meu objetivo agora é dar continuidade à administração de Aracaju. Afinal foi para isso que o povo me elegeu”, agregou Edvaldo.


 


Desde que foi dado o resultado final do pleito, Almeida Lima — que ficou em terceiro lugar — trabalha para anular as eleições, alegando erros nas urnas eletrônicas que teriam favorecido Edvaldo. Como não conhecia o teor da ação, a Assessoria Jurídica da Prefeitura não se pronunciou. Ponderou apenas que, a seu ver, o processo não é contra a Prefeitura, nem contra Edvaldo Nogueira, mas diretamente ao TRE — que é o responsável pela instalação e averiguação do funcionamento das urnas eletrônicas.


 


O TRE já se manifestou sobre o assunto e esclareceu as razões dos erros. Segundo um advogado ouvido pelo Faxaju Online, o pedido de impugnação da eleição de Edvaldo Nogueira “é um factóide criado por quem pretende justificar uma derrota nas urnas”. O advogado não quis revelar seu nome porque não recebeu procuração para falar em nome do TRE.


 


Ele tem certeza que é ação para se discutir por muito tempo e que em nenhum momento Edvaldo Nogueira deve ser convocado ou indiciado por erros de urnas: “O prefeito foi tão vítima quanto o senador, caso sejam verdadeiras as investigações feitas pelos técnicos devidamente contratados por Almeida Lima para esse caso”.


 


Primeiro membro do PCdoB a ser eleito prefeito em uma capital, Edvaldo Nogueira tomou posse no Tribunal de Justiça, logo após Missa em Ação de Graças, na Catedral Metropolitana de Aracaju. Em seu discurso, ele prometeu anunciar o novo secretariado em meados de janeiro.


 


“Aracaju cresceu, se modernizou e a sociedade aprovou nosso trabalho, nos dando a vitória no primeiro turno. Agora vamos fazer mais ainda, trabalhar para corresponder às expectativas que foram depositadas em mim”, prometeu Edvaldo.