Sem categoria

Olinda vai reestrutur imóveis no centro histórico

A Superintendência Regional do Iphan em Pernambuco e a Prefeitura de Olinda vão realizar no dia 22 de dezembro, às 10h, a assinatura do contrato das obras de estabilização estrutural de quatro imóveis da Rua do Amparo, onde vai acontecer a solenidade.

As obras terão início em 29 de dezembro e devem ser executadas no prazo de seis meses.



Um recurso de cerca de R$ 872 mil será destinado a esta ação. Estarão presentes ao evento o superintendente regional do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida, a representante do MinC no Nordeste,  Tarciana Portela, e a Prefeita de Olinda Luciana Santos.



A prefeitura contratou uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para realizar os estudos geotécnicos das colinas históricas de Olinda, bem como o projeto de estabilização das mesmas.



A Rua do Amparo está localizada no Centro Histórico de Olinda – que apresenta um processo de desestabilização do solo em diversos pontos de seu perímetro. Inicialmente serão executados os serviços de drenagem profunda, estabilização das fundações e consolidação de alvenarias nos imóveis 59, 55, 49 e 45 da rua, a fim de garantir a segurança estrutural das quatro casas, que se encontram interditadas por apresentarem fissuras generalizadas. Em seguida haverá a adequação funcional do imóvel nº59, onde será implantado o Escritório Técnico de Olinda, que vai abrigar a  “Casa do Patrimônio”.



Casa do Patrimônio



A “Casa do Patrimônio” é um novo conceito de atuação do Iphan que, em associação à demanda do Escritório Técnico – fiscalização, análise de projetos e orientações a proprietários interessados em executar reformas nos imóveis do Sítio Histórico de Olinda –  funcionará também como um espaço de diálogo entre o instituto e a sociedade, por meio de exposições, debates, oficinas e outras atividades relacionadas ao tema da preservação. O objetivo é estreitar as relações entre diferentes setores da sociedade em torno do patrimônio cultural de Olinda, que deve ser tratado como uma responsabilidade de todos.