Empresários parceiros do projeto Mesa Brasil são homenageados na AL

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania realizou nesta segunda-feira (15/12), no Plenário 13 de Maio, uma solenidade para conceder certificação aos empresários que contribuem para a realização do programa Mesa Brasil Sesc, do Serviço Social d

O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional, que tem como objetivo contribuir para minimizar a fome, miséria e subnutrição das populações em situação de risco social no Estado do Ceará, com foco no combate ao desperdício alimentar.


 


De acordo com o deputado Lula Morais (PCdoB), é importante reconhecer de forma coletiva os que promovem atos sociais para a sobrevivência das pessoas. “O Mesa Brasil faz diminuir a fome no nosso país”, destacou ele.


 


Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc, ressaltou que o Mesa Brasil lida especialmente com entidades que distribuem alimentos sem prejudicar as suas clientelas, não desperdiçando as sobras de alimentos no manuseio. Atualmente são mais de 250 mil toneladas distribuídas todo mês para mais de 1.000 instituições.


 


Já o diretor de programação Social do Serviço Social do Comércio- Sesc-Ceará, Herbert Lobo, afirmou que o Mesa Brasil é um programa que transforma alimentos que seriam desperdiçados em uma iniciativa de “solidariedade social”. “Além de coletar e distribuir produtos alimentícios, temos a função de ensinar como os alimentos são aproveitados e oferecer palestras sobre cidadania, saúde, fazendo com que as pessoas se libertem das dificuldades que vivem”, disse ele.


 


A solenidade contou com a presença do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que parabenizou as empresas parceiras pelo “papel fundamental, fazendo com que pessoas sem acesso à alimentação tenham direito à assistência alimentícia, à saúde. Desejo que os empresários doadores continuem dedicados para contribuir na solidariedade”.


 


Receberam o certificado como doadores do programa: Roberto Souto Saraiva, do Mercadinho São Luiz; Geane Melo de Campos, representando os permissionários da Ceasa; Newton Assunção, da empresa Del Monte; Laíde Catunda, da empresa Agrícola Famosa; Monalisa Caminha, da empresa Super Lagoa; Rita de Cássia, dos Sucos Jandaia.


 


O programa Mesa Brasil é uma ação conjunta que integra o Sesc, empresas, instituições sociais e voluntários no esforço de diminuição de carências e desperdício de alimentos, tornando possível a redução dos efeitos da fome e da desnutrição. Também compareceu à sessão o deputado Artur Bruno (PT).



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL