Chico Lopes destaca pacote do Governo Federal reduzindo impostos, para enfrentar crise

O Governo Federal acerta ao apresentar um pacote de medidas incluindo redução de impostos, beneficiando o contribuinte e estimulando a economia, como mais uma iniciativa para combater a crise econômica. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB

“A redução do Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis e a criação de novas alíquotas para o Imposto de Renda, possibilitando a muitas pessoas pagar menos imposto do que quando havia apenas duas alíquotas, é uma decisão extremamente positiva”, avalia Lopes. “Mostra que o Governo Federal está atento ao que vem acontecendo na economia internacional. E, melhor do que isso, agindo de forma concreta para que essa crise não tenha os mesmos efeitos por aqui”.


 


De acordo com o Ministério da Fazenda, as novas medidas terão impacto positivo direto sobre os trabalhadores, que pagarão menos Imposto de Renda na fonte, a parti de 1o. de janeiro de 2009. Isso graças às novas alíquotas – de 7,5% e 22,5% -, em contraposição aos dois únicos percentuais de cobrança existentes até então – de 15% e de 27,5%. O desconto do imposto será menor, porque continua sendo feito de forma progressiva, mas agora com quatro alíquotas.


 


“Na prática, o trabalhador vai pagar menos”, ressalta Chico Lopes. “É uma luta que temos a muito tempo, dentro do contexto das discussões da reforma tributária, por revisões mais freqüentes da tabela do Imposto de Renda, beneficiando os trabalhadores e favorecendo, ainda mais nesse momento em que tanto se fala em crise, que mais dinheiro circule na economia”, acrescenta.


 


“Já o desconto do IPI para os carros vai impedir as indústrias automobilísticas de usar a crise como pretexto para demissões”, entende Lopes. “Esse é um setor que teve lucros enormes nos últimos anos, mas que, com o noticiário em torno da crise, já começou a ameaçar colocar trabalhadores na rua. Com essa medida, o governo faz sua parte para preservar os empregos. Agora, a bola fica com as grandes montadoras. Mas o governo mostra que vai estar de olho”.



 
 
Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE