Sem categoria

China investirá em cinco grandes setores em 2009

A China concentrará seus investimentos durante o ano 2009 em cinco grandes setores para manter um alto crescimento econômico, resolver problemas sociais e contra-arrestar os efeitos da crise global.

Segundo comentou o jornal Diário do Povo, órgão do Partido Comunista da China (PCCh), o grosso dos recursos será destinado ao desenvolvimento agrícola, a projetos de moradias de baixo custo, a infra-estruturas, à conservação da energia e à segurança social.



O jornal disse que o país vai dedicar grandes investimentos à execução de projetos chave para o controle do uso da água, o conserto de represas em perigo devido ao terremoto de Sichuán, e em instalações para a economia em grandes áreas irrigadas.



Os investimentos em projetos habitacionais de baixo custo para famílias de poucos rendimentos serão realizados tanto em zonas urbanas como rurais e os governos locais deverão contribuir os fundos e os terrenos para sua execução.



Com respeito aos planos de infra-estrutura, precisou-se que uma importância linha férrea será construída de Lanzhou, capital da província de Gansú, até o município especial de Chongqing, a maior cidade do ocidente da China.



A rede também se estenderá desde Lanzhou até Urumqi, capital da região autônoma de Uygur de Xinjiang, zona extraordinariamente rica em recursos petroleiros e de gás natural.



Como parte dos planos econômicos para 2009, a China vai aumentar a disponibilidade de dinheiro em 17 por cento, entre três e quatro pontos percentuais a mais que a soma combinada do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação.



Também o Conselho de Estado (gabinete) decidiu aumentar em mais de 14 bilhões 600 milhões de dólares os empréstimos para os bancos, e ao mesmo tempo estimulará aos bancos comerciais a outorgar créditos para projetos relacionados com investimentos centrais.



Devemos fortalecer o papel do setor financeiro para apoiar o crescimento econômico e implementar uma política fiscal ativa e uma política monetária moderadamente flexível, disse um comunicado do gabinete.