Sem categoria

Alemanha vê recessão profunda em 2009

Especialistas do governo alemão prevêem uma contração de 2% na maior economia da Europa no próximo ano e esperam um aumento do déficit orçamentário à medida que a receita tributária recuar e o desemprego crescer

No entanto, o jornal Bild am Sonntag citou o ministro da Economia, Michael Glos, negando a previsão de contração de 2%. “Tais números são puramente especulação”, disse Glos ao jornal.



Uma contração de 1% marcaria a pior perfomance econômica anual da Alemanha desde que a República Federal foi fundada em 1949, após a Segunda Guerra Mundial.



A revista Der Spiegel, citando um esboço de um relatório econômico do governo previsto para ser publicado no início de 2009, disse que a perspectiva de contração da economia em 2% torna mais provável que a coalizão governista adote novas “medidas de estímulo”.



“O governo irá observar os desdobramentos econômicos de perto”, afirma o esboço do documento, segundo a revista. “Se houver uma intensificação da crise internacional, ele usará seu espaço para manobra para adotar novas medidas de estabilização.”



O esboço acrescenta que no próximo ano a Alemanha enfrenta seu maior “teste de estresse” desde a reunificação em 1990.



O governo cortou sua previsão de crescimento em 2009 para 0,2% em meados de outubro. A Alemanha foi a maior exportadoras de bens no último ano mas agora está sofrendo da fraqueza da demanda nos mercado externo.