Publicado 05/12/2008 16:33
Texto
Em artigo publicado no Jornal GGN, o renomado diretor de cinema Jorge Furtado voltou a escrever sobre política para se manifestar contra o crescimento do fascismo. Ele cita agressões sofridas pelo ex-ministro Guido Mantega e as ameaças ao jornalista Jô Soares, após entrevista com a presidente Dilma Rousseff.
O Procon Fortaleza, Coordenadoria vinculada à Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura de Fortaleza, realizou pesquisa de preços em 11 cinemas da capital e constatou variação de até 200% no valor do ingresso para sessões em sala 3D para o mesmo dia da semana.
Um documentário do diretor americano Oliver Stone centrado na figura do presidente venezuelano, Hugo Chávez, “como campeão vigoroso nas mudanças da América Latina" será exibido em setembro no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Foi o uqe informou nesta quinta-feira (6) a imprensa italiana.
Já há alguns anos parte dos cineastas brasileiros resolveu enveredar pelo caminho duvidoso dos documentários pessoais, onde apresentam fatos ligados à sua própria vida ou de sua família. Por vezes os retratados até contam com elementos atraentes ao grande público, casos de Diário de uma Busca eMarighella, mas em outros nada mais é do que puro egocentrismo sendo exercido com uma câmera na mão.
Francisco Russo*, no Adoro Cinema