Combate à dengue terá apoio militar

O Ministério da Defesa disponibilizou 2.131 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica para ações de combate à dengue em todo o País. Esses militares estão passando por um treinamento para atuarem em campanhas educativas junto à população das cidades ma

No ano passado, o exercito realizou esse trabalho no combate e controle da dengue no Ceará, graças a uma articulação do senador Inácio Arruda e do deputado federal Chico Lopes que, junto com o secretário de Saúde, João Ananias, participaram de uma audiência com o então ministro da Defesa, Waldir Pires. “O exército prestou uma contribuição inestimável para o controle de uma moléstia, cuja propagação pode adquirir caráter epidêmico, se não houver um combate sistemático”, lembra Inácio.


 


Para o senador Inácio Arruda o exército, por sua natureza organizacional e disciplinar, tem condições ideais para oferecer um apoio importantíssimo no combate a dengue, tanto do ponto de vista de efetivos para o trabalho corpo-a-corpo, como no concernente à logística. Além do mais, para o Exército, o ato não é inédito visto que tem participado de campanhas de interesse público junto à comunidade, em várias partes do País.


 


De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito pelo Ministério da Saúde, o Ceará aparece com dados melhores do que no ano passado. Em 2007 seis municípios cearenses estavam em situação de alerta. Agora são dois municípios, Caucaia, na Região Metropolitana, e Crato, no Cariri, em situação de alerta. Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú  e Sobral saíram dessa lista. Mas o Ministério destaca que as ações de prevenção e combate devem ser permanentes para reduzir risco de surto.


 


Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda