Sem categoria

Alba repudia ingerência dos EUA nas eleições da Nicarágua

A organização Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) repudiou neste domingo (16) a intervenção dos Estados Unidos nas recentes eleições municipais da Nicarágua, que foram impugnadas pela oposição ao governo do presidente Daniel Ortega.

A Alba surgiu como uma alternativa à Alca e é formada por Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Honduras e Dominica. “Rechaçamos energicamente essa nova intervenção por parte do atual governo norte-americano”, afirmou um comunicado da organização difundido em Havana.



A Alba parabenizou “o presidente Daniel Ortega e a Frente Sandinista de Libertação Nacional pela sua vitória histórica” do domingo passado, ao eleger novas autoridades municipais do país.



A organização vinculou a vitória eleitoral à “consolidação de um 2008 de significativos avanços para os movimentos populares, progressistas e de esquerda na nossa região”.



A Frente Sandinista de Libertação Nacional conquistou 94 das 146 prefeituras em disputa nas eleições municipais de domingo na Nicarágua, incluindo a capital do país, Manágua. O Partido Liberal Constitucionalista elegeu 46 prefeitos.



Fonte: Ansa Latina