Em lançamento de publicação, Chico Lopes destaca luta pela educação de qualidade 

Um encontro de professores, estudantes, parlamentares e amigos e um chamamento pela educação de qualidade, no Ceará e no Brasil. Assim foi o lançamento da publicação “A Década da Educação e o FUNDEB – Conquistas e Desafios”, do mandato Chico Lopes (PCdoB)

Reunindo aproximadamente 150 pessoas, em um agradável e informal início de noite, o lançamento contou com pronunciamentos breves por parte do deputado federal Chico Lopes e da professora Ana Iório, responsável pela apresentação da obra. Detalhando o conteúdo da publicação, Ana ressaltou sua importância para professores e demais profissionais ligados à educação, bem como para todos os interessados em saber mais sobre o cenário educacional no Brasil, com ênfase na rede pública de ensino.



 
“Sobre todas as modalidades de ensino, o livro traz uma análise consistente do que temos, do que queremos e do que precisamos”, destacou a professora Ana Iório. “O autor nos brinda com reflexões acerca dos resultados da LDB e mostra que ainda há muito a fazer, mas que é possível fazer”, complementou, parabenizando Chico Lopes por “seu trabalho, sua luta e sua mais recente obra”.



 


Satisfeito com a acolhida à publicação, o deputado Chico Lopes destacou seu agradecimento a todos os presentes e fez uma breve análise do cenário educacional no Ceará e no Brasil, enfatizando a motivação da publicação. “Hoje é um dia de muita alegria e realização do nosso mandato, especialmente, pelo potencial que esse material apresenta. Nossa intenção é contribuir com a discussão e as reflexões acerca daquilo que tem sido uma marca e uma bandeira de luta em minha trajetória profissional e política, a educação”, ressaltou.



 
“Antes de ser o deputado Chico Lopes, sou o professor Chico Lopes. Por isso mantenho sempre muita atenção à dinâmica do cenário escolar em nosso País e, particularmente, no nosso Ceará. Nessa trajetória de luta em defesa da educação, vários são os momentos que têm despertado nossa preocupação e merecido reflexões. Especialmente na última Década da Educação, período marcado por grandes transformações na estrutura, no funcionamento e, especialmente, no financiamento daquilo que é nosso dever e nosso direito: a educação de nosso povo”.



 
Novo projeto para 2009
 
Em sua fala, Lopes anunciou a realização de um novo projeto ligado à educação, para 2009. “Nosso mandato promoverá seminários de educação, em Fortaleza e em algumas cidades do interior, para contribuir com a discussão mais qualificada em torno de um tema que tem sido recorrente no universo escolar: por que, apesar de tantos esforços, ainda hoje os alunos apresentam baixos índices de aprendizagem?”.



 
“Chamaremos os professores para debater, ouvir criticas, sugestões, enfim gerar encaminhamentos que possam auxiliar  na solução deste problema que é nacional. E é resultado de fatores que vão desde a formação dos educadores até a caótica infra-estrutura de muitos estabelecimentos de ensino espalhados por esse nosso País”, acrescentou Lopes, destacando o “esforço positivo do governo Lula e do governo Cid Gomes em tratar desta questão, sem esconder a dura realidade”.



 
Evento prestigiado
 
Entre os que prestigiaram o evento, o vice-governador do Estado e professor da UFC Francisco Pinheiro (PT), o senador Inácio Arruda (PCdoB), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), o deputado estadual e ex-reitor da UVA, Teodoro Soares (PSDB). O vice-reitor da UFC, professor Henry Campos, o prefeito da cidade de Piquet Carneiro, Alcy Pinheiro, e a professora Noemi Resende, representando a Secretaria de Educação do Governo do Estado, também compareceram ao evento.



 


Entre os professores presentes, Evaldo Lima (suplente de vereador em Fortaleza pelo PCdoB), Nagib Melo (do Sindicato Apeoc) e Alcântara Macedo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. A noite foi encerrada com um coquetel, ao som de clássicos da música brasileira e internacional, no piano de Germano Vale.


 


De Fortaleza,


Dalwton Moura