Comunista quer transformar a política de Ijuí

Mulher, comerciária, sindicalista, advogada, . A nova vereadora de Ijuí Rosane Simon é uma guerreira com  múltiplas faces e agora prepara-se para construir mais uma: a de vereadora. Muitos projetos a acompanham, um deles ousado: mudar o olhar sob

Fruto de anos de luta ao lado de trabalhadores do comércio e das mulheres, o novo mandato comunista também tem o compromisso de dar prosseguimento ao bom trabalho desenvolvido pelo ex-vereador e ex-candidato à prefeitura da cidade, Junior Carlos Piaia. “Quero honrar o trabalho de Piaia com projetos que cuidem da cidadania do povo”, afirma. 



Rosane nasceu em Augusto Pestana  e mudou-se para Ijuí para estudar. Cursou Ciências Contábeis e Direito. Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, entidade fundada em 1937, Rosane destacou-se ao ser a primeira mulher a assumir o posto. Como comerciária e dirigente sindical foi juíza classista entre 1993 e 1999, período durante o qual conheceu com visão privilegiada a vida, os conflitos e as principais aflições dos trabalhadores. 



A nova vereadora atua em vários conselhos municipais, entre eles o Conselho de Desenvolvimento de Ijuí, e integrou a Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) à época em que o partido compunha a CUT (Central Única dos Trabalhadores). 
 



Rosane também acompanha a luta das mulheres, integra a UBM (União Brasileira de Mulheres) de Ijuí, entidade da qual já foi presidente. Também presidiu o PCdoB  de Ijuí entre 2005 e 2007 e ocupa vaga na direção estadual da sigla. 
 



''A expressiva votação é fruto deste trabalho voltado para as lutas dos trabalhadores, em especial do comércio, e das mulheres'', analisa Rosane, que conquistou 1598 votos.


A expectativa agora é pela concretização das propostas há muito defendidas – Rosane foi candidata ao cargo em 2004, quando ficou com a suplência. 
 



Entre os projetos que Rosane planeja implementar estão o fortalecimento das políticas de saúde e educação, a defesa dos trabalhadores. ''Temos de trabalhar com a prefeitura no sentido de aumentar a fiscalização no cumprimento da lei do funcionamento do comércio aos sábados e trabalhar uma legislação que regule o comércio aos domingos'', planeja. 



Rosane também quer trabalhar para incrementar as opções culturais e de lazer na cidade. ''É preciso resgatar a auto-estima, 'desembrutecer'  o trabalhador.''


 


A luta pela implantação de mais vagas para a educação infantil e de adultos, a inclusão digital e a criação de uma vara da Justiça Federal na cidade (uma articulação encabeçada pela OAB local) também estão na pauta de trabalho de Rosane. 
 



Entre os planos,  Rosane acalenta um que exige longo trabalho, dedicação e confiança. ''Quero mostrar para a sociedade que a política pode ser uma construção bonita, contribuir para que a política seja vista como uma forma digna e decente de construir políticas públicas para o povo''.


 


Isabela Soares