Petrobrás garante mais dinheiro para a cultura

Em sua quinta edição, Programa Petrobras Cultural anuncia novidades no processo seletivo e investimento recorde de R$ 42 mi

Sem mais contar com a irreverência de Gilberto Gil no primeiro escalão da gestão cultural do Brasil, coube ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, quebrar o protocolo da concorrida cerimônia de lançamento do Programa Cultural da estatal, aclamada entre os artistas e produtores como a maior parceira da cultura nacional. Na manhã da última terça-feira, véspera da abertura do processo seletivo da quinta edição do Programa Petrobras Cultural, Gabrielle defendeu uma dimensão rebelde para a cultura e, mesmo com a agenda corrida, disse ter feito questão de participar da atividade, como forma de tranqüilizar o segmento artístico de que os investimentos prometidos serão cumpridos rigorosamente, apesar das pressões da crise que assola os mercados financeiros Brasil e mundo afora.


 


Remetendo ao longa-metragem ´Titanic´, o presidente da Petrobras descartou uma possível leitura do lançamento do Programa Petrobras Cultural com a cena em que, enquanto o famoso transatlântico naufraga, um violinista insiste em não parar de tocar. ´Fiz questão de vir aqui, de encontrar os artistas e produtores culturais nesse evento, para negar a emergência de afundamento. A crise está aí, é real, mas a cultura, como área estratégica para o desenvolvimento do nosso País, não pode ficar à mercê dela. É preciso ter coragem para enfrentar as dificuldades e começar a pensar a cultura, sobretudo, na perspectiva de longo prazo´, declarou.


 


Ao mesmo tempo em que acirrou o discurso em nome da cultura, Sérgio Gabrielle também roubou cena, pedindo que a atriz Marieta Severo, apresentadora oficial do lançamento do Programa Petrobras Cultural, lhe desse os mesmos dois beijinhos no rosto com os quais tinha recebido o ministro Juca Ferreira, substituto de Gil no Ministério da Cultura (MinC). Graça à parte, o presidente da Petrobras foi decisivo quanto ao papel da estatal para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura no Brasil. ´Ao garantir e manter um investimento cultural permanente sustentado por um processo seletivo público, a Petrobras fortalece a organização dos artistas e da cultura. O Programa Petrobras Cultural é uma realidade que os artistas e produtores sabem que podem contar anualmente´, observou. Mesmo assim, Gabrielle, relativizou: ´A Petrobras não pode, nem deve, ser a única fonte de recursos para a cultura nacional´.


 


A cultura e a crise


 


Ainda estreando como titular do MinC, o ministro Juca Ferreira fez coro a Gabrielle e defendeu a necessidade de incremento, quer no setor público ou privado, de ações contínuas de investimento na cultura. ´A Petrobras tem sido uma parceira essencial ao Ministério da Cultura não só pelo aporte de investimentos que realiza, mas, principalmente, pela qualidade desses investimentos. A Petrobras dialoga com o ministério a todo instante, permitindo uma diversificação das aplicações dos recursos. Por estar muito próxima do MinC, a Petrobras tem a clareza de que, muitas vezes, o que falta não é apoio à criação, mas, sim, à circulação das manifestações artísticas, por exemplo. A Petrobras é um exemplo para outras empresas, sem dúvida´, pontuou. Sobre a temida crise financeira, Ferreira também afinou opinião com o presidente da estatal. ´O Brasil fez a tarefa de casa. A eleição e a reeleição do presidente Lula foi decisiva para que o Brasil recuperasse a necessidade de um Estado forte. A meu ver, essa crise financeira vem encerrar o ciclo instaurado com a queda do muro de Berlim que pregara que o Estado não mais deveria intervir na sociedade e nos mercados. Quebrou a cara quem apostou nisso´, disse.


 


De volta aos domínios de sua pasta, Juca Ferreira ressaltou a importância do Ministério da Cultura no contexto desse processo de estabilidade que vive a economia brasileira recentemente. ´Pela primeira vez em nossa história, estamos acompanhando uma experiência de crescimento econômico acompanhado por uma distribuição de renda. O Brasil tem conseguido ampliar sua classe média, o que é decisivo para consolidar o País que queremos. Mas, recentemente, porém, uma pesquisa demonstrou que essa classe média emergente não se identifica como tal justamente por não dispor do acesso à cultura. Ou seja, não basta incluir essas pessoas economicamente. É preciso incluir essas pessoas culturalmente´, argumentou. Daí, segundo o ministro, a dimensão estratégica do Programa Petrobras Cultural que, só nessa primeira fase de sua quinta edição, destina um montante de R$ 42.310.000.


 


Diversificação dos recursos


 


A grande novidade do processo seletivo 2008-2009 do Programa Petrobras Cultural é a sua divisão em duas etapas. De agora em diante, todo mês de outubro será aberto edital relativo aos projetos de produção e difusão cultural. Já nos meses de maio, outro edital entra em cena, agregando as linhas de preservação e memória e formação artística e cultural. Outra boa notícia é que o segmento das artes cênicas sai fortalecido. Ao todo, R$ 14,6 milhões serão investidos no período de dois anos nas áreas de teatro, dança e circo. Somente para o picadeiro, a Petrobras está destinando R$ 1 milhão de reais com foco específico na manutenção de grupos circenses. Audiovisual, literatura e música – linguagem esta que acaba de receber aporte extra de nada menos que R$ 2 milhões apenas para a circulação de shows e concertos – o Programa Petrobras Cultural também aposta no apoio às mídias digitais e artes eletrônicas. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site da Petrobras (www.petrobras.com.br) e seguem até dezembro.


 


BASTIDORES


 


No melhor estilo carioca, a cerimônia de apresentação da quinta edição do Programa Petrobras Cultural reuniu flashes no referencial Museu de Arte Moderna (MAM).


 


Além de Marieta Severo, a atriz Andréa Beltrão, também foi destaque no lançamento do Programa Petrobras Cultural, apresentando o vídeo institucional.


 


Na platéia, o ator Perfeito Fortuna também engrossava o público ansioso de dias melhores para os palcos e picadeiros brasileiros.


 


Quietinho, mas muito requisitado, o cineasta e imortal Nelson Pereira dos Santos, um dos grandes lulistas da cultura, prestigiou o lançamento do Programa Petrobras Cultural.


 


Também presente no evento, o chefe de Comunicação Institucional e Responsabilidade Social da Petrobras, Wilson Santa Rosa, anunciou ainda para 2008 outros R$ 40 milhões em investimento direto da estatal.