Coréia do Norte desmontará instalação nuclear de Yongbyon

O porta-voz da chancelaria da República Popular Democrática da Coréia (RPDC), anunciou neste domingo (12) que o país vai retomar a desnuclearização em Yongbyon, local onde foi construída a instalação nuclear norte-coreana, após a decisão dos Estados Unido

O porta-voz disse que a RPDC e os EUA realizaram entre os dias 1 e 3 encontros profundos e positivos, durante os quais foram discutidos meios de eliminar os obstáculos e concretizar compromissos de compensação política, chegando a vários consensos.


 


Ele ainda afirmou que, como os EUA honraram os compromissos de compensação política, ambas as partes chegaram a consenso sobre um mecanismo justo de verificação do processo de desnuclearização. Segundo Pyongyang, se for cumprido o acordo estabelecido nas negociações do no dia 3 de outubro de 2008, a RPDC adotará uma atitude cooperativa na questão.



“Como os Estados Unidos cumpriram o seu compromisso de dar uma recompensa política e um procedimento justo de verificação”, a RPDC decidiu retomar o desmantelamento das instalações nucleares de Yongbyon “e permitir que os inspetores da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) realizem o seu trabalho”, disse o porta-voz da chancelaria norte-coreana.



Agora, as seis partes que assinaram este acordo devem cumprir com a entrega de ajuda energética no valor de centenas de milhões de dólares prometida em troca da desactivação de Yongbyon.



O acordo foi concluído durante a visita à capital norte-coreana do chefe dos negociadores americano, Christopher Hill, no país desde o início deste mês.