Mário ganha debate e vai ao segundo turno das eleições municipais

Mário Cardoso tem garantida sua entrada no segundo turno das eleições municipais 2008. A certeza da vitória cresceu ainda mais na noite de ontem (02), com o último debate do primeiro turno promovido entre os candidatos pela TV Liberal. O futuro prefeit

Como legítimo representante da classe trabalhadora, Mário Cardoso chegou à avenida Nazaré à pé, em meio a centenas populares e militantes que lotaram as imediações da emissora. Ele foi calorosamente saudado. Os demais candidatos chegaram de automóvel.


 


Aula de segurança – O primeiro bloco do debate foi de temas e candidatos sorteados pela mediadora Cristina Serra. O atual prefeito Duciomar Costa (PTB) perguntou a Mário Cardoso sobre segurança pública e ouviu uma bela aula sobre o tema. Mário Cardoso explicou que garantir segurança à população depende de investimentos em ações ostensivas, sim, mas essencialmente em medidas preventivas, que só são possíveis com projetos sociais sólidos nas áreas de educação, cultura e saúde, por exemplo. “Nossa administração na Prefeitura vai proporcionar a integração dos sistemas de segurança entre os governos Federal, Estadual e Municipal; ampliará o contingente de trabalhadores da segurança pública por meio de concurso; e dotará a Guarda Municipal dos equipamentos necessários; mas tudo isso estará aliado a políticas sociais consistentes às famílias, à infância e à juventude”, afirmou.


 


Mário Cardoso lamentou a perda, por parte da Prefeitura, de cerca de R$1 milhão que seriam repassados pelo Governo Federal caso o atual gestor municipal tivesse cumprido com procedimentos administrativos básicos para levar o benefício à juventude.


 


Indicado para perguntar a Arnaldo Jordy (PPS) sobre o tema cultura, Mário Cardoso quis saber sobre o programa de governo do candidato para o setor que também é capaz de frear a violência na sociedade. Jordy mencionou a importância da Bienal de Música implementada pelo governo do PT na Prefeitura e que foi destruída pela atual administração de Duciomar Costa.


 


Mário Cardoso reafirmou que a cultura será fortalecida na sua gestão, com a revitalização dos órgãos administrativos competentes, com o resgate da Aldeia Cabana e dos centros culturais capazes de atender bairros e distritos.


 


Seriedade e competência – Nos segundo e terceiro blocos, Mário demonstrou mais uma vez sua firmeza e seriedade. Ele disse que não se pode enganar o povo e tentar esconder que projetos como o de construção de calçadas e ciclovias foram iniciados pelo governo do PT na Prefeitura, e as poucas obras feitas pelo atual gestor são irrisórias diante das necessidades do povo. É preciso que sejam retomadas com dignidade. Mário também repudiou, como fez o presidente Lula, a postura de partidos, grupos políticos e candidatos que se esmeram, o ano inteiro, em criticar os governos democráticos e macular a imagem do presidente e, nas suas campanhas por voto, prometem alianças e associam suas imagens ao do chefe do Executivo Federal, querendo se beneficiar de sua popularidade.


 


Perguntado pela candidata Marinor Brito (Psol) sobre suas propostas para área de educação, Mário Cardoso mostrou novamente sua competência. “Faremos no município como fiz quando fui secretário de Educação no governo Ana Júlia. Em um ano, fizemos o Plano Estadual de Educação; o plano de ações articuladas aprovado pelo MEC; a garantia de mais de R$500 milhões para a área; abrimos concurso público. Farei isso no município e mais: também vamos dotar as escolas de equipamentos pedagógicos; faremos a Escola Esperança, para as crianças que vivem nas ruas; faremos a formação continuada para o professor; e o Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR)”.


 


Mário Cardoso manteve a serenidade no debate, sem aceitar provocações. Enquanto outros candidatos se atrapalhavam nervosamente entre papéis de assessores para lhes ajudar no debate e perdiam seus discursos em ataques pessoais e gestos duvidosos, Mário esteve sempre seguro de si e na defesa de seu projeto para o povo de Belém. Mário levou a certeza da vitória dos trabalhadores nas eleições 2008 e, após o debate, foi recebido fervorosamente pelos populares que acompanharam o programa do lado de fora da emissora.