''Coração de Lula bate por Manuela'', diz ministro do Esporte

O comício da candidata à Prefeitura de Porto Alegre Manuela d´Ávila (PCdoB), realizado na noite desta quarta (1º), foi uma festa da vitória e um manifesto de milhares de pessoas e lideranças políticas contra o preconceito. Numa referência à candidata p

Ele assinalou ainda que Lula admira Manuela pela sua competência. “Tem políticos que estão há 30 anos no poder e não conseguiram aprovar nenhuma lei. Manuela, em apenas dois anos na Câmara dos Deputados, aprovou a Lei do Estágio”, lembrou.


 


O presidente nacional do PCdoB, Renato Rebelo, destacou que a capacidade de unir de Manuela se assemelha a do presidente Lula. “O êxito do presidente Lula é porque ele congrega 14 partidos na sua base. O que a oposição daqui mostra não é sua capacidade política, pelo contrário, é choro de derrotado”.


 


Para ele, uma das maiores qualidades de Manuela é ser inclusiva. “Ela recebe deputados, vereadores e senadores, de diferentes idades, sem fazer nenhuma diferenciação. É muita injustiça ter preconceito com a idade de alguém que respeita e admira a todas as gerações.”


 


Cheiro de vitória


 


Presença festejada no comício, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou que sua experiência política, de vitórias e derrotas, aponta que “paira um cheiro de vitória no ar” e pergunta: ''quem será a prefeita de Porto Alegre?''. O público empolga e responde: “Manuela!”.


 


Erundina sabe o que é enfrentar preconceitos. Ela foi a primeira mulher a governar a cidade de São Paulo.  Além dela, do ministro e do presidente do PCdoB, também o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e outras diversas lideranças representativas do país e do Rio Grande do Sul trouxeram seu apoio à coligação liderada pela comunista e seu vice, Berfran Rosado (PPS).


 


Aclamada pelo público presente, Manuela afirmou que em seu governo todos os lados serão chamados para “acertar o relógio de Porto Alegre para colocá-la no rota do futuro”.


 


Preconceito injustificável


 


Manuela também destacou que o preconceito à sua idade busca esconder a falta de gestão da prefeitura e a incoerência política. “Eles questionam a minha idade, mas não questionam por que, com tantos médicos, tanta gente está sem atendimento nos postos. Não respondem por que tem tanta gente sem emprego. Por que andamos com medo. Por que nossa cidade foi tomada pela epidemia do crack”, questionou.


 


“Eles perderam a coerência porque ficaram sozinhos, deixaram de ouvir a população, deixaram de dizer a verdade, deixaram de corresponder às expectativas de nosso povo, que sempre quer mais saúde, educação, segurança”, disse a comunista.


 


Manuela agradeceu as pessoas que entenderam a unidade para melhorar Porto Alegre. “Sabemos que a cidade dividida perdeu força, perdeu sua capacidade e energia para resolver os problemas.” Ela conclamou os presentes a concretizar o sonho de tornar o segundo turno de 2008 diferente do de 2004.


 


“Não permitam que aquilo se repita. Eles usam ranços como se isso fizesse política. Mas o que une é alegria, esperança e a capacidade de realização. Nós temos muita gente capaz, que funciona, e que vai fazer a prefeitura andar para frente”, finalizou.


 


Amplitude e diálogo


 


Em respeito às diferenças, a candidata comunista saudou todas as “cores da festa”, em alusão aos diferentes partidos coligados e valorizou os portoalegrenes. “Tenho orgulho de ter 27 anos sendo a vereadora mais votada de Porto Alegre, e a deputada federal mais votada do Brasil, porque sei que esse povo acerta”.


 


“Acerta pela predominância da harmonia entre todas as gerações. Este povo que construiu a cidade, superando todos os preconceitos, merece respeito. Essa cidade lutou pelas Diretas, pelo fim da ditadura, pelo Fora Collor e pelo Fica Lula. Porto Alegre sempre combateu preconceitos e tem o direito de construir um caminho novo”, disse.


 


Companheiro de chapa de Manuela, Berfran reforçou a garra da militância para chegar no segundo turno. “Agora é trabalho de rua para mostrar que a Manuela tem responsabilidade, tem sensibilidade social e vai respeitar o que está aí e resolver os velhos problemas. Essa polarização só serve para eles se revezarem no poder. Dia 5 é 65. Vamos juntos para o segundo turno e vamos ganhar esta eleição”, conclamou.


 


Em clima de festa, uma chuva de fogos de artifício cobriu o céu ao final do comício. Em meio à alegria e a emoção, a dona-de-casa, Sandra da Silva, declarou: “o comício foi maravilhoso. Se pudesse, assistia tudo de novo. Desejo que ela use toda essa energia positiva do povo para resolver as coisas que estão paradas e tocar para frente essa nossa cidade.” 


 


Matéria modificada às 7 horas de 2/10.


 


De Porto Alegre,
Carla Santos