Pesquisa IBOPE indica vitória de Carlos Felipe em Crateús

O candidato Carlos Felipe (PC do B) lidera a disputa pela Prefeitura do Município de Crateús com 60% das intenções de votos, segundo pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 22 e 23 do mês de setembro, com 301 eleitores, registrada no Cartório da 20ª Z

Segundo o relatório do Instituto, com autorização para ser publicado somente após o dia 30 de setembro, segundo decisão do juiz eleitoral daquela Zona, Magno Gomes de Oliveira, o candidato Nenen Coelho (PSDB), segundo colocado, tem 30% das intenções de voto, seguido do candidato Alexandre Maia (PSOL) 2%.


 


Na parte espontânea da pesquisa, aquela em que os entrevistadores perguntam em quem o eleitor votaria para prefeito do município, sem no entanto apresentar a relação dos candidatos, Carlos Felipe aparece com 58% contra 27% de Nenen Coelho e 2% de Alexandre Maia. Quanto à rejeição, o candidato Alexandre Maia tem 47%, seguido de Nenen Coelho que aparece com 44% contra 21% de Carlos Felipe.


 


Quando os entrevistadores perguntaram´independente da sua intenção de voto, na sua opinião, quem será o próximo prefeito de Crateús´, 60% disseram que será Carlos Felipe, 21% citaram Nenen Coelho e 1% apontaram Alexandre Maia. 17% dos entrevistados disseram não saber e apenas 1% não respondeu.


 


Entrevistas


Os entrevistados foram divididos em grupos por sexo, idade, instrução e atividade. A margem de erro é de 6% para mais ou para menos. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. Foram feitas por entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente reinados para abordagem do tipo de público para levantar opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos.


 


Crateús, município localizado a 401 km de Fortaleza, com uma população de 72.386 habitantes, sendo 55.007 eleitores, tem três postulantes para a vaga de prefeito e 55 candidatos aptos para disputa pelas 10 cadeiras da Câmara Municipal da cidade no pleito de 5 de outubro próximo.


 


Candidatos


São três prefeituráveis naquele município cearense: Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto, conhecido como Nenen Coelho (PSDB), o médico Carlos Felipe Saraiva Bezerra (PC do B) e advogado Alexandre Macedo Maia (PSOL). Entrando nestas eleições em função de um acordo com dois pretensos candidatos, que saíram da peleja para unirem forças contra Carlos Felipe, Nenen Coelho (PSDB) figura na coligação ´Sem Tempo a Perder II´, da qual fazem parte PSDB/PMDB/ PTN/PDT/PV e PSB. O vice na chapa de Coelho é o médico José Humberto Beserra Lima (PMDB).


 


Já Carlos Felipe, que postula a Prefeitura de Crateús pela 2ª vez consecutiva, está na coligação ´Crateús Feliz e de Todos´. No referido grupo figuram PC do B/PR/PSDC/PT e PHS. O postulante a vice-prefeito na chapa dele é o servidor público federal Antônio Mauro Rodrigues Soares (PT). Na eleição em 2004, Felipe perdeu a disputa para o atual prefeito José Almir Claudino Sales (PMDB).


 


O PSOL, agremiação aque é filiado o candidato Alexandre Macedo, não está coligado com nenhum outra agremiação naquele município. O candidato a vice-prefeito da legenda é o servidor público estadual João Elias de França.


 


Além destes, a Justiça Eleitoral da 20ª Zona do Estado indeferiu o registro de candidatura do postulante Edoardo Rodrigues Machado e o candidato a vice-prefeito em sua chapa, Antônio Soares de Andrade, ambos são filiados ao PRTB.