Programa incentiva alfabetização de famílias

Apenas Sobral (CE) e Teresina (PI) foram escolhidas para serem as cidades-piloto de implantação do programa

Os pais de alunos das escolas do município de Sobral começaram a participar do projeto “Família Aprendendo Junto”. A novidade é que esse projeto é uma extensão do programa “Palavra de Criança”, que existe somente em duas cidades brasileiras: Sobral e Teresina (PI). As atividades, que começaram em agosto, trabalham especificamente a alfabetização de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental somente das escolas municipais, além de capacitar as famílias em relação ao acompanhamento escolar do aluno. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação deste município e também conta com o apoio do Unicef.


 


As ações do projeto incluem reuniões nas escolas com a participação dos pais e têm a meta principal de promover a alfabetização com qualidade de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os oito anos de idade. O projeto também objetiva promover as competências familiares para o acompanhamento do processo de alfabetização de crianças da rede pública de ensino.


 


No município cearense, cerca de 3.400 famílias participam, com os filhos, das atividades que vão desde temas relacionados às competências familiares, passando por procedimentos de elaboração pré-postagem até a certificação das crianças concludentes do 3º ano da rede pública municipal. Como incentivo aos pais dos alunos, a direção das escolas apresentou o filme “Vida Maria” para, em seguida, levar ao conhecimento de todos o que é o programa Palavra de Criança, seguido de reflexão sobre o papel da família no desempenho escolar dos filhos.


 


Na oportunidade, a Escola Senador Carlos Jereissati criou o Ministério dos Pais, onde foi eleita ministra a mãe Enya Débora de Sousa Félix, que escolheu o seu secretariado: pais de alunos do 3º ano.


 


Rui Aguiar, representante do Unicef, assegura que o projeto ainda está em fase de elaboração. “Por ser um ano de eleição, o lançamento do Projeto Palavra de Criança só deverá acontecer oficialmente em meados de outubro, quando tiverem ocorrido as eleições municipais”, afirmou. Em 2009, o Unicef pretende estender o projeto a outros municípios brasileiros como forma de incentivar o interesse em alfabetizar as crianças em fase inicial de aprendizado escolar. Os critérios para a escolha desses dois municípios se deu, segundo o representante do Unicef, por terem atingido índice de 80% de crianças alfabetizadas com idade até oito anos.


 


Os resultados esperados pelo Unicef são a capacitação de famílias para acompanhamento do processo de alfabetização; processo de avaliação sistematizado; avaliação externa realizada; desenvolvimento de competências nas famílias para o acompanhamento dos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental.


 


Para sensibilizar as famílias, os diretores e coordenadores das 39 escolas de Sobral apresentam vídeos, fazem leitura compartilhada e reflexões sobre temas como afeto, acompanhamento das atividades escolares, relacionamento no dia-a-dia da família, entre outros aspectos da educação.


 


A coordenadora do Ensino Fundamental do município, Iracema Rodrigues Sampaio, explica que cada escola ficou responsável pela elaboração de como será desenvolvido o programa. “Cada escola construiu seu plano de estratégia, um plano até o fim do ano, quando acontecerá a culminância”, explica Iracema Sampaio.


 



Mais informações:
Secretária de Educação do Município
Rua Viriato de Medeiros, 1250
Centro – Sobral
(88) 3677.1190