Presidente do TSE diz que eleitor deve votar em candidato honesto

A cinco dias das eleições municipais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu a honestidade como o principal critério que deve ser utilizado pelo eleitor na escolha dos candidatos a prefeito e a vereado

“O primeiro critério de votação é a honestidade. Porque quando um político é desonesto, todas as outras virtudes desabam. Uma laranja ruim ou estragada põe o suco a perder”, disse. E acrescentou que o candidato “pode ser competente, trabalhador ou experiente, mas se avançar no patrimônio alheio, nulifica suas virtudes”.


 


O ministro visitou, nesta segunda-feira (29), o centro de divulgação montado pelo TSE para o atendimento à imprensa em Brasília. na ocasião, ele também recomendou aos eleitores que não permitam espaço para propostas de compra de votos. Tentou comprar o voto, deve ser afastado da preferência do eleitor.
 


''O eleitor é ponto de convergência, é o elemento definidor da qualificação do processo, porque ninguém pode votar por ele. Todos nós confiamos na capacidade do eleitor de parar, refletir e revelar o amor pelo seu município'', acrescentou Britto.
 


Tudo correndo bem



A atuação de tropas federais na segurança do processo eleitoral em comunidades do Rio de Janeiro foi elogiada pelo presidente do TSE. Segundo ele, os resultados já foram sentidos. “Está tudo correndo bem, dentro do previsto. Esperamos que tudo transcorra de forma a confortar psicologicamente a comunidade, os candidatos e a própria imprensa”.
 


Britto ressaltou que a Justiça Eleitoral está preparada para coibir as fraudes eleitorais, como o caixa-dois e a compra de votos. O ministro não quis fazer previsões sobre o prazo para a divulgação final do resultado das eleições.
 


“Trabalhamos com uma tecnologia de ponta, moderníssima, testada, a serviço da democracia. Esperamos que o resultado saia logo e estaremos todos preparados para divulgar o mais rápido possível”, afirmou.



De Brasília
Com agências