Correa garante maior participação do Estado na economia

Após a vitória no referendo que ratificou a nova Constituição do Equador, o presidente Rafael Correa assegurou nesta segunda-feira (29) que o Estado estará mais presente na economia, ao mesmo tempo em que defendeu a presença militar russa na América Latin

“O Estado fará sentir mais a sua presença reguladora no setor econômico” do Equador, declarou Correa, economista de formação, em entrevista coletiva à imprensa estrangeira, concedida horas depois da confirmação da vitória do “sim” à nova Constituição.



O presidente equatoriano negou a possibilidade de nacionalização da produção de hidrocarbonetos (gás e petróleo), mas declarou que “atualmente o que as companhias estrangeiras pagam não é adequado às expectativas”.



“Temos a intenção de garantir a liberdade empresarial no campo da extração e comercialização dos nossos hidrocarbonetos, mas não permitiremos que as empresas reduzam o nível de seus investimentos”, acrescentou Correa. “Se as petroleiras deixam de investir, terão de sair”.



Também no setor da mineração o presidente indicou que o nível atual de royalties “é absolutamente muito baixo” e advertiu que os próximos contratos deverão prever “um nível de royalties de 70%”.



O presidente equatoriano justificou a presença de uma frota russa em águas do Caribe, com o argumento de que os Estados Unidos também realizam manobras militares na região. “A IV Frota dos Estados Unidos sim pode chegar na América Latina e uma frota russa não pode chegar na América Latina, porque então é Guerra Fria?”, perguntou Correa durante a coletiva. “São bem-vindos todos os países e todas as frotas que queiram nos visitar”.



Fonte: Ansa Latina