Colômbia: estudantes rechaçam criminalização de protestos

O Coletivo de Direitos Humanos Sementes da Liberdade inicia nesta semana uma mobilização contra a criminalização do protesto social e estudantil promovido pelo presidente Álvaro Uribe. Os grupos convocam os setores sociais e populares do país e a opinião

Segundo afirmam, desde o dia 9 de setembro o governo colombiano iniciou uma sistemática campanha de desprestígio do movimento estudantil, com o propósito evidente de deslegitimar as expressões de oposição às políticas estatais que os estudantes realizam desde diferentes cenários universitários.



“O exercício de garantias constitucionais como a liberdade de opinião, de expressão, de mobilização e de participação política não podem ser erigidas como delito pelo atual governo, o uso do capuz como mecanismos para preservar a vida e a liberdade não pode ser criminalizado”, afirmam em comunicado.



O governo, acrescentam, se propôs a deslegitimar e desqualificar as expressões de oposição, por isso as mostra temerariamente como apêndices da guerrilha, contradizendo seu próprio discurso, segundo o qual não existe conflito social e armado no país, e, graças a segurança democrática, estão vivendo “o fim do fim” do movimento insurgente.



Fonte: Agência Adital