Florianópolis: Ibope mostra crescimento de Angela (PCdoB)

O Ibope realizou entre os dias 23 e 25 de setembro a terceira pesquisa eleitoral para a prefeitura de Florianópolis. A pesquisa mostra que o prefeito Dario Berger (PMDB) e a candidata do PCdoB, Angela Albino tiveram os maiores crescimentos entre a últi

Dário lidera as intenções de voto na pesquisa estimulada com 36%, seguido por Esperidião Amin (PP), com 20% das intenções de votos.
A diferença entre os dois passou de 5 pontos percentuais (em 5 de setembro) para 16 pontos percentuais na atual pesquisa. Cesar Souza Junior (DEM) tem 13%, Angela Albino (PCdoB), 11%, Nildomar Freire (PT), 4%. Afrânio Boppré (PSOL) vem a seguir com 2%, e Joaninha de Oliveira (PSTU) com menos de 1%.
 


O índice de votos brancos e nulos é de 5%, e 9% dos entrevistados “não sabem ou não responderam” em quem pretendem votar.



Na pesquisa espontânea, Dário está com 31%, Amin, 18%, Cesar Junior, 9%, Angela, 8%, Nildomar, 4%, Afrânio, 1% e Joaninha, 0%.



O Ibope perguntou em quem os entrevistados não votariam. A candidata Joaninha tem 32% de rejeição, Esperidião Amin, 28%, Dário Berger, 26%, Nildomar Freire e Cesar Souza Junior 22%, Afrânio Boppré, 19% e Angela Albino, 12%.



Pedido de impugnação



Os advogados da coligação Inovar Florianópolis (PC do B/PDT), da candidata Angela Albino, ajuizaram ação na Justiça Eleitoral com pedido de cassação do registro da candidatura ou do diploma do candidato à reeleição Dário Berger (PMDB).



Para o coordenador de campanha comunista, João Ghizoni, Berger teria cometido abuso de poder e utilizado bens e servidores públicos na sua propaganda eleitoral.



— Só ele (Berger) tem acesso a esses locais para fazer esse tipo de propaganda, isso é um privilégio absurdo, é o uso indiscriminado e abusivo dos bens públicos em favor de um único candidato — afirmou Ghizoni, em referência às peças publicitárias que retratavam, no programa do peemedebista, o trabalho da Guarda Municipal de Florianópolis, o interior de uma Policlínica e uma sala de aula e a distribuição de cestas básicas.



No dia 19, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a suspensão da propaganda eleitoral do candidato à reeleição na qual apareciam imagens e dados da Guarda Municipal. O TRE ainda impôs multa de R$ 5,3 mil ao candidato e à sua coligação, O Trabalho Continua (PMDB/PR/PRTB/PSB/PRP/PRB/PSC/PHS).



A decisão também foi encaminhada ao Ministério Público Estadual para “verificação de atos que possam afrontar a probidade administrativa”, conforme escreveu o relator, juiz Odson Cardoso Filho.



O magistrado registrou que, “além da permissão obtida para adentrar ao local e efetivar filmagens quanto ao funcionamento de câmeras de vigilância e sua reprodução em telas de acompanhamento da vida da cidade, com eventual desdobramento no caso de detecção de fatos importantes, alcançaram Dário e sua equipe cópias das próprias imagens captadas pelos instrumentos do município, com posterior inclusão no corpo da propaganda eleitoral do candidato”.



Com informações da RBS-SC