SINDIPETRO-Ce realiza I Encontro com a  Imprensa

O SINDIPETRO-Ce promoveu na última quinta-feira um encontro com profissionais de imprensa para debater a atual legislação e os modelos de contrato sobre a exploração de petróleo e gás no  Brasil.

O SINDIPETRO-Ce realizou o seu I Encontro com a Imprensa no Ceará. O evento, Café com a Imprensa, aconteceu na sede da entidade na última quinta-feira(25). Participaram do encontro a TV Cidade, jornais O Povo e Diário do Nordeste, Revista PETROGÁS, Rádios Assunção/Globo -AM, CBN Notícias, Verdes Mares-AM, Dragão do Mar- AM, Rádio Extra FM – Programa Rádio Livre – FM Universitária.


 


O Presidente do SINDIPETRO-Ce, Orismar Holanda, fez uma breve apresentação sobre a legislação e os modelos de contrato que definem a forma de exploração de petróleo e gás no  Brasil, segundo a lei 9.478/97. A análise das entidades sindicais da categoria petroleira nacional é de que essa lei em vigor é danosa ao patrimônio nacional permitindo, e ao mesmo tempo autorizando, a propriedade do petróleo produzido a quaisquer empresas, sejam nacionais ou estrangeiras.


 


Na opinião do sindicalista, o estado deverá voltar a ser o detentor dessa riqueza nacional. A idéia ganha força principalmente agora com a confirmação da grande reserva do Pré-Sal, uma enorme jazida de petróleo e gás que coloca o Brasil em situação privilegiada diante da queda das reservas mundiais conhecidas e do acelerado consumo mundial.  O presidente da entidade chamou atenção dos presentes para a decisão dos EUA de retornar a Quarta Frota ao Atlântico, o que seria ingenuidade acreditar ser somente com fins “humanitários”, como justificou o Governo americano.



 
O encontro promovido pelos petroleiros foi plenamente exitoso e recebeu uma significativa cobertura dos meios de comunicação. O sucesso do evento estimulou o SINDIPETRO a repetir a experiência, sempre buscando debater temas de grande relevância e uma das questões que poderá ser objeto de um novo encontro é a formação de mão de obra para a nova fase de desenvolvimento que o Ceará vive, em que um dos principais empreendimentos é a refinaria de petróleo que será instalada no Complexo do Pecém.


 



Fonte: SINDIPETRO – Ce