Participação popular define metas na gestão de Edvaldo

Em seu lar, o cidadão é quem define onde investir, o que adquirir e a melhor forma de gastar seu salário. Uma gestão transparente e democrática trata o dinheiro público da mesma forma. Permite que os moradores determinem prioridades, estabeleçam metas. A

Desde o ano de 2001, quando o candidato à reeleição passou a administrar o município ao lado do atual governador, Marcelo Déda (PT), começaram a ser organizadas as plenárias do Orçamento Participativo (OP). A sociedade então teve a oportunidade de ver seus maiores anseios se tornarem realidade pelas mãos do poder público. Reivindicações antigas, muitas vezes até deixadas de lado por falta de esperança, cada vez mais vêem sendo atendidas.


 


Foi o caso da reurbanização da praça Ronaldo Calumby Barreto, no bairro Novo Paraíso. A obra foi solicitada pelos moradores durante as plenárias do OP e hoje é uma realidade. “Há 20 anos moro aqui e toda a vida nós pedimos a reforma dessa praça. Nunca fizeram algo tão grande por nosso bairro”, comemora a comerciante Josiane Sales, 35, proprietária de uma boutique bem em frente à área.


 


A administração do município está investindo R$ 456.599,74 na reurbanização da Calumby Barreto – já em fase de conclusão. O projeto prevê a revitalização dos jardins, a recuperação da iluminação e a construção de calçadas, rampas para promoção da acessibilidade, estacionamento e um complexo de lazer com campo de futebol e parque infantil.


 


Últimas plenárias


 


As plenárias acontecem de dois em dois anos. Em 2006, já com Edvaldo como prefeito, a prefeitura realizou 30 delas em diferentes bairros da capital. Os encontros definiram os planos de investimento em cada uma dessas localidades. Ao todo foram colocadas 90 demandas. Praças, obras de drenagem e pavimentação, construção de creches e escolas são alguns exemplos de solicitações.


 


Este ano as plenárias mais uma vez aconteceram, só que para observar e acompanhar o andamento em que se encontram as demandas levantadas pela comunidade. Ao final, uma constatação positiva: cerca de 75% dessas reivindicações já foram concluídas ou estão sendo executadas.


 


Dentre as quais está um grande investimento que tem mudado a realidade de 500 famílias no bairro Bugio. Trata-se da drenagem, pavimentação e infra-estrutura completa de 14 ruas e travessas às margens do rio Poço do Mero, no conjunto Beira Rio. “Antes quando chovia era muita lama e buraco para todo lado. Agora com o trabalho de Edvaldo melhorou muito”, ressalta o mestre de obras Antônio Bonfim, morador do Beira Rio.


 


Os investimentos, com recursos próprios, são da ordem de R$ 1,2 milhão e estão ajudando a dar dignidade e melhorar a qualidade de vida de pessoas que moravam em condições precárias. “Agente já viu muita gente prometer, mas foi ele que fez. O prefeito está de parabéns. Nos últimos anos nossa vida tem sido outra”, afirma o aposentado Avelino dos Santos, 65.