Edvaldo participa de reunião com representantes do setor turístico

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), participou nessa quarta-feira, 24, de uma reunião-almoço com representantes do trade turístico de Aracaju no Hotel Parque dos Coqueiros. ''Fiz questão de atender ao convite para ouvir e dialogar, porque ent

O prefeito falou das suas principais propostas para o segmento, como a criação de um órgão municipal específico para o setor turístico e a reativação do Conselho Municipal de Turismo. Na oportunidade, Edvaldo apresentou os quatro pilares que fundamentam sua gestão. ''Esses pilares são as bases filosóficas e teóricas para que eu possa construir meu trabalho como prefeito'', comentou. O primeiro pilar é a colocação da ética como elemento fundamental na administração. ''É preciso aplicar os recursos públicos exclusivamente para beneficiar a sociedade, combatendo desvios, seja por corrupção ou com burocracia desnecessária''.


 


O segundo pilar é a democratização. ''Mais de 70% dos nossos investimentos são feitos através de consultas às comunidades que serão beneficiadas. Não há mais espaço para gestores que não ouvem ou agem como déspotas''.  O terceiro pilar é usar o poder público como instrumento de modernização que pode ser traduzido no equilíbrio entre as ações políticas e as decisões administrativas baseadas em soluções técnicas.  ''Com isso pretendemos chegar perto da eficiência da iniciativa privada'', comentou.


 


O quarto pilar é administrar para todos, mas priorizando os mais pobres. ''Faço obras em todos os bairros da cidade, mas concentro meus esforços nos bairros mais carentes. O exemplo maior é o que estamos fazendo no Santa Maria e no Coqueiral que irá resolver dois graves problemas de Aracaju'', informou. O prefeito chegou acompanhado do secretário Municipal de Finanças, Jéferson Passos, e da deputada estadual Tânia Soares (PCdoB).


 


Edvaldo Nogueira falou ainda sobre os principais investimentos feitos em Aracaju e as obras estruturantes previstas próximos quatro anos para que a cidade se torne um exemplo de desenvolvimento sustentável. ''Não queremos um crescimento desordenado. Aracaju está se preparando para um grande salto econômico, incluindo o segmento turístico. Mas não podemos ser pegos de surpresa como outras capitais do Nordeste, que não se prepararam e hoje sofrem com os graves problemas que chegaram junto com o progresso'', ressaltou.


 


Oportunidade


 


O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-SE), José Alberto Balbino, disse que esse tipo de evento é uma grande oportunidade para que os empresários possam colocar seus anseios e necessidades. ''É fundamental para nossa atividade que tenhamos um canal de diálogo com os poderes públicos. Não podemos ficar isolados. A criação do conselho será o fórum adequado para emitirmos nossas opiniões e até fazer nossas críticas, desde que sejam construtivas e ofereçam soluções para os problemas'', afirmou.


 


Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-SE), Manoel Lisboa, disse que presença de Edvaldo Nogueira no almoço mostra seu compromisso com o setor turístico e acredita que as propostas colocadas poderão ajudar muito o desenvolvimento do setor. ''O nosso interesse é fazer crescer o destino Aracaju. Como o prefeito mesmo disse, somos a porta de entrada do turismo no Estado, e um dos 65 municípios escolhidos pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo, para sermos os grandes indutores do crescimento desse segmento. Não podemos perder as boas oportunidades'', observou.