Porto Alegre: Fogaça e Manuela mantêm liderança

José Fogaça (PMDB), Manuela D’Ávila (PC do B) e Maria do Rosário (PT) mantêm as posições e apresentam crescimento em suas intenções de voto na pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus realizada nos dias 17 e 18 deste mês. Em relação ao levantamento ant

 


Maria do Rosário, que aparece em terceiro, subiu de 16% para 17,1%.
Nesses três casos e no que se refere aos demais candidatos, no entanto, as variações são inferiores à margem de erro admitida para a pesquisa, de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A principal variação ocorreu entre os eleitores que não sabem em quem votarão, cujo percentual caiu de 11,2% para 7,7%.


 


A modalidade de pesquisa espontânea, contudo, registrou diferenças maiores: Fogaça foi de 22,5% para 26,4%, Manuela cresceu de 15,4% para 19,2% e o percentual de eleitores que não sabem em quem votar caiu de 31,6% para 23,4%.


 


 


Empate técnico entre Fogaça e Manuela no 2º turno



Nesta sétima pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus, desde a oficialização das candidaturas, os três nomes que lideram as intenções de voto à Prefeitura de Porto Alegre foram testados entre si em cenários para um eventual segundo turno. No confronto entre José Fogaça (PMDB), com 43,9%, e Manuela D’Ávila (PC do B), com 42,2%, voltou a ocorrer empate técnico.


 


Na comparação com a pesquisa anterior, publicada dia 15 de setembro, quando Fogaça registrou 45,2% e Manuela 41,8%, a diferença entre os dois caiu de 3,4 pontos percentuais para 1,7 ponto percentual, um índice inferior à margem de erro admitida para a pesquisa, de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.


 


No cenário em que seu nome é confrontado com Maria do Rosário (PT), Fogaça obtém 47,5% das intenções de voto e a candidata petista aparece com 37,1%. A diferença em favor de Fogaça cresceu de 8,5 pontos percentuais na pesquisa anterior para 10,4 pontos percentuais.


 


No cenário entre Manuela e Maria do Rosário, a candidata do PCdoB obtém 46,7% das intenções de voto enquanto a candidata do PT aparece com 34% das citações. Comparando-se com o levantamento anterior, quando a diferença entre as duas era de 5,1 pontos percentuais na simulação para segundo turno, neste último levantamento a vantagem cresce para 12,7 pontos percentuais em favor da candidata do PCdoB.


 


Quando no levantamento os eleitores entrevistados são perguntados sobre em quem não votariam de jeito algum, o nome da candidata do PSTU, Vera Guasso, com 30,7%, permanece com o maior índice de rejeição. No caso de Fogaça, a rejeição cresceu 3,5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, ficando com 28,4% das citações. Maria do Rosário aparece em terceiro, com 25,9%, registrando crescimento de 4,9 pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior. Onyx Lorenzoni (DEM) tem 24,9% das rejeições. Manuela D’Ávila aparece com 21,8% das citações, um crescimento de 1,4 ponto percentual sobre a pesquisa anterior.


 


No levantamento também foi perguntado aos eleitores sobre quem eles acreditam que vencerá a eleição, independentemente de seu voto. Quase a metade dos entrevistados, 49,5%, acredita que Fogaça vencerá a eleição, enquanto 22,2% acham que Manuela ganhará e 10,8% acreditam na vitória de Maria do Rosário. A pesquisa foi feita nos dias 17 e 18 de setembro, com 1.050 eleitores em 65 bairros da Capital.


 


Fonte: Correio do Povo