Piauí já se prepara para combater a dengue em 2009

A Secretaria de Saúde já está traçando estratégias para o combate à dengue em 2009. Considerando que seja um ano de risco para o Piauí e com a previsão de epidemia, o Estado começa a se mobilizar no próximo mês para evitar um surto da doença.

Diversas ações estão sendo programadas. “As ações contra a dengue nunca pararam. Estamos reorganizando e fortalecendo a vigilância epidemiológica e acompanhando diariamente os municípios que notificam casos e os municípios que não mandam informação nenhuma. Enfim, estamos fazendo esse cruzamento de dados e a relação diretamente com os municípios”, disse a diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Gorete Ferreira.  



A novidade é que para o mês de outubro, após o período das eleições, uma equipe da Saúde  percorrerá os municípios que estão no momento com alta incidência e com infestação predial alta, para fazer articulações e mobilizações com a sociedade, no sentido de reatualizar os seus planos e desenhar estratégias de ações localizadas. 



E ainda será discutida a criação dos pelotões da Brigada Mata Mosquito nos locais. “Será o mesmo processo da Brigada realizada no início do ano, com a diferença que nós vamos tentar envolver mais os atores sociais locais. Nossa idéia é criar as brigadas locais até dezembro, pelo menos nos 64 municípios que estamos acompanhando, que são os que têm taxas de incidências maiores ou que têm infestação predial maior”, explicou a diretora.



Outra ação a ser realizada é a qualificação das equipes através de cursos para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. O plano estadual de controle da dengue para 2009 deverá ser lançado em novembro, com data prevista entre os dias 25 e 27.



Durante a Brigada Mata Mosquito, os bairros Angelim e a Vila Irmã Dulce ficaram sem a visita do mutirão em Teresina. A abertura oficial da campanha contra a dengue para o próximo ano deve acontecer nesses locais.