Sobral, a capital cearense dos esportes radicais

Palco de campeonatos de vôo livre, escalada, canoagem, skate e bicicross, Sobral é atualmente referência no cenário esportivo nacional e internacional, investindo cada vez mais nos grandes eventos de esporte radicais. Nos próximos dias 12, 13 e 14 de sete

A realização desses campeonatos trazem diversão e entretenimento para a população, movimenta a economia local e contribui para o desenvolvimento do turismo no interior do Estado. Para Sobral, o esporte também é ferramenta de inclusão social, tirando jovens da ociosidade e dando-lhes uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.



A Prefeitura Municipal mantém ainda uma escolinha que conta atualmente com mais de 30 alunos, dos quais 15 pilotos recebem patrocínio ou apoio. Outro resultado do incentivo ao bicicross é o aumento do número de praticantes. Em 2005, Sobral contava com cerca de 30 atletas e hoje são mais de 60 pilotos que participam de competições regionais e nacionais.



“Além de patrocínio de atletas e promoção de eventos, atuamos na captação e otimização de recursos especificamente para os esportes radicais, buscando o fortalecimento do esporte amador e profissional”, ressalta o secretário de esporte e juventude de Sobral, Gilvan Paiva.



A cidade de Sobral conta ainda com o programa Segundo Tempo, um projeto do Governo Federal, que atinge 10 mil crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais. Outro grande investimento que irá promover diversas práticas desportivas no município é a construção da vila olímpica, que seguirá padrões internacionais.



 
Esportes radicais em Sobral


 


O primeiro esporte de aventura que repercutiu nacionalmente foi o vôo livre, com a realização do “Ceará 92”, quando esportistas de todo o Brasil decolaram da Serra da Meruoca, batendo recordes de distância. A gestão municipal investiu em outros eventos como o 1o Campeonato Nordeste de Vôo Livre – Sobral no Ar (2002) e do CearAr – Rally Mundial de Vôo Livre (2003), culminando em 2008 com a realização do Ceará Aventura. Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, o evento reuniu 604 atletas que participaram das provas de orientação, asa delta, parapente, escalada, bicicross, skate, patins e canoagem.



Ainda na área dos esportes radicais, a Prefeitura promove desde 2004 uma etapa do Circuito Brasileiro de Skate profissional e o Campeonato Norte-Nordeste de Skate Amador, trazendo atletas de alto nível para intercâmbio de experiência com os esportistas da região. Isso somente é possível, pois Sobral é a única cidade do Estado que possui duas pistas públicas de Skate homologadas pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK), contando ainda com uma pista profissional de Bicicross e Supercross, inaugurada em 2005 e sendo a primeira da categoria Supercross a ser construída na América Latina. 
 


Fonte: Sejuv/Sobral