Oposição aceita vitória do MPLA em Angola

Dirigentes dos partidos de oposição aceitaram nesta terça-feira (9) a vitória nas eleições legislativas do situacionista Movimento Pela Libertação de Angola (MPLA), que acumula cerca de 4,1 milhões de votos dos cinco milhões já apurados.

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) informou que o MPLA mantém a dianteira com 81,73 por cento dos votos apurados, seguida pela União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), que obteve 10,38% até o momento.



O presidente da organização oposicionista, Isaías Samakuva, reconheceu o triunfo do MPLA e felicitou os eleitores por sua elevada participação, civismo e sacrifício.



“Contados 80% do total de votos válidos” — afirmou — a direção da Unita aceita o resultado das eleições e deseja que o vencedor governe no interesse de todos os angolanos”.



Em sua declaração, Samakuva evitou fazer referências à recusa da CNE de aceitar o pedido de impugnação das eleições na província de Luanda.



Ao mesmo tempo, o presidente da Coalizão Plataforma Política Eleitoral (PPE), José Manuel, felicitou o MPLA por sua vitória antecipada.



“O povo acertou na eleição, e espero que o partido vitorioso continue trabalhando para corresponder à confiança depositada”, apontou o dirigente.



José Manuel foi mais além, quando indicou que, apesar de sua condição de líder de uma fração política, teria dado seu voto ao MPLA, por ser a organização que “sabe conduzir o país”.



Nas eleições legislativas angolanas participaram 10 partidos e quatro coalizões, que concorreram a 220 vagas na Assembléia Nacional.