Ex-ministros da Fazenda defendem ação do Estado na economia

O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto defendeu a participação do Estado no desenvolvimento do país. Segundo ele, não existe desenvolvimento econômico sem um Estado indutor. “Essa idéia idiota de que o mercado é capaz de produzir crescimento é a coisa mais

Delfim Netto, que foi ministro da Fazenda entre 1967 e 1974, durante o regime militar, disse que seu governo utilizou métodos, como a redução da taxa de juros e ampliação de prazos para o recolhimento de impostos, para aumentar o capital de giro e retomar o crescimento econômico.



Segundo ele, não existiu nenhum milagre econômico durante sua gestão. “Não houve milagre, milagre é efeito sem causa. O crescimento do Brasil teve causas muito objetivas, que foi o trabalho dos brasileiros. Nada caiu do céu”, afirmou.



Ele contou também que, quando foi convidado pelo então presidente Costa e Silva para ocupar o Ministério, propôs recuperar o suprimento de energia e reduzir a importância do café na economia nacional que, na época, representava 70% da receita cambial brasileira.



O também ex-ministro da Fazenda Ernane Galvêas lembrou que, em outras ocasiões, o governo lançou mão dos subsídios do Estado para recuperar o crescimento econômico e promover o equilíbrio na balança comercial.



“Foi o financiamento do BNDES para a infra-estrutura que fez com que todo o governo do presidente Médici, agredido pelo primeiro choque do petróleo, mantivesse um crescimento econômico de 6%”, disse.



Galvêas, que foi ministro da Fazenda durante o governo João Figueiredo, entre 1979 e 1985, disse que, durante sua gestão, o Brasil sofreu o segundo choque do petróleo, que fez o preço do barril disparar de US$ 12 para US$ 36.



Além disso, a economia brasileira foi atingida pela alta da taxa de juros no mercado mundial, o que resultou em uma retração de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Tivemos que redobrar os esforços para conter as importações e fazer com que as exportações crescessem”, disse.


 
Os dois ex-ministros participaram do primeiro painel do “Seminário Desenvolvimento Econômico: Crescimento com Distribuição de Renda”, realizado pelo Ministério da Fazenda em comemoração aos 200 anos da instituição.



Fonte: Agência Brasil