Evolução das pesquisas consolida liderança de Edvaldo

O candidato à reeleição na capital, Edvaldo Nogueira (PCdoB), continua subindo nas pesquisas. Em mais uma apuração do Instituto Dataform, publicada na edição desta segunda-feira, 8, no Jornal Cinform, o prefeito segue liderando e atinge sua maior vanta

Nesta que é a mais nova pesquisa sobre as intenções de voto do aracajuano, o prefeito aparece com 44% na induzida, enquanto o segundo colocado alcança apenas 19,6%. Na pesquisa realizada em julho, Edvaldo tinha a preferência de 36,8 % do eleitorado e seu adversário mais próximo chegava aos 22,8%. Já em meados de agosto o candidato do PCdoB passou para 40,3%, aumentando a vantagem de 14% para 17,8% (coube ao segundo colocado 22,5%).


 


Segundo o Dataform, que no último dia 3 ouviu 800 eleitores de diversos bairros da capital, Edvaldo hoje atinge 53% dos votos válidos – descontados brancos, nulos e indecisos. Em agosto esse número chegava aos 50,3%. A evolução dos dados corresponde cada vez mais à aceitação do prefeito nas ruas e consolida a crescente convicção do aracajuano numa vitória já no primeiro turno.


 


Ibope


 


Segundo os números do Ibope, divulgados semana passada na TV Sergipe, a vantagem de Edvaldo é ainda maior. Se na induzida o candidato chegou aos 48%, contabilizando apenas os votos válidos esse número representa 60% do eleitorado. O Tribunal Superior Eleitoral brasileiro estabelece que, para vencer em primeiro turno, o candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos.