Metalúrgicos de Camaçari conquistam jornada de 40 horas semanais 

Os metalúrgicos do complexo Ford de Camaçari, na Bahia, fecharam acordo histórico com a montadora norte-americana, reduzindo a jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários. O resultado foi considerado uma significativa vitória da

Naquela época, a jornada de trabalho era de 44 horas semanais. Na campanha salarial de 2002, depois de muita luta e a decretação de uma greve, a categoria conseguiu reduzir a jornada para 42 horas. Em 2004,Conquistaram uma nova redução  para 40h50m semanais.



Este ano, após uma paralisação de 24 horas realizada há cerca de 15 dias, os trabalhadores obtiveram a jornada de 40 horas, que é a reivindicação unificada das centrais sindicais no abaixo assinado encaminhado recentemente ao Congresso Nacional e na campanha nacional pela redução da jornada. 



Para manter o nível de produção, os metalúrgicos concordaram em trabalhar oito sábados em dois anos, um a cada quadrimestre, recebendo R$3.700,00 cada e  com direito a oito folgas consecutivas durante as férias. A categoria já tinha conquistado um reajuste de 9,5% ao fechar a campanha salarial, o que embute um aumento real de 3,5% pelo ICV-Dieese.



De acordo com lideranças da categoria, a experiência desde 2001 indica que a redução da jornada estimula um aumento da produtividade do trabalho e não compromete a produção, de forma que em médio prazo a empresa (e seus proprietários nos EUA) acaba lucrando com a medida. 



Fonte: CTB