Escola cearense está entre as seis melhores do Brasil em gestão escolar

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Simão Ângelo, da rede estadual, está entre as seis melhores do Brasil em gestão. A seleção foi feita pelo Comitê de Avaliação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

No momento, a unidade concorre ao certificado Escola Destaque Brasil, principal certificação da premiação, com os estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. A vencedora receberá ainda um prêmio no valor de R$ 10 mil. A escola estadual fica no município de Penaforte e atende a 720 alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.


 


O objetivo do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é a melhoria da gestão e da qualidade do ensino, destacando-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras. No Ceará, o trabalho foi coordenado pela Secretaria da Educação(Seduc) que recebeu inicialmente 106 projetos, dos quais 89 da rede estadual e 17 da rede municipal avaliadas pelos Comitês Regionais. Do total, foram selecionadas 36 escolas através das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede).


 


A partir desse número, o Comitê Estadual indicou as quatro escolas que melhor apresentaram suas experiências em gestão: 1º lugar – EEFM Simão Ângelo (rede estadual); 2º lugar – Escola Municipal de Ensino Fundamental Liceu de Maracanaú(rede municipal); 3º lugar – Centro de Educação de Jovens e Adultos Prefeito José Walter (rede estadual) e 4º lugar – Liceu de Acaraú – Maria Alice R. Gomes (rede estadual). Na seqüência, a Seduc encaminhou para o Comitê Nacional o projeto da escola que obteve a primeira colocação.


 


Conforme o regulamento, a primeira escola de cada Estado/ Distrito Federal selecionada pelo Comitê recebe, além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e uma coletânea de vídeos educativos. Os diretores e diretoras dessas escolas são contemplados com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem como prêmio a participação em viagem de intercâmbio no Brasil e/ou no exterior.


 


Em sua 9ª. Edição, o Prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação(Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime), da Unesco e Fundação Roberto Marinho.


 


 


Fonte: Governo do Estado do Ceará