Campanha da UBM sobre o voto feminino é lançada na Bahia

Sob o slogan “Mulher, seu voto não tem preço”, a União Brasileira de Mulheres, seção Bahia, organizou, na manhã de sexta-feira (22/8), numa das maiores estações de transbordo da capital, uma manifestação em defesa da valorização do voto feminino e da part

Patrícia era uma das cerca de 20 integrantes da UBM que, de posse de bandeiras e faixas, participaram da distribuição de um folheto, contendo os principais pontos de reivindicação em favor de políticas públicas voltadas para as mulheres, e as bandeiras de luta do movimento. Na Bahia, a União Brasileira de Mulheres, além de Salvador, tem núcleos de atuação em Vitória Conquista e Itabuna, e também nas cidades de Jequié e Brumado, que desenvolvem ações da entidade


 


A escolha do local não foi por acaso. A Estação da Lapa, no centro de Salvador, recebe, por dia, cerca de 450 mil pessoas, segundo dados da Superintendência de Transporte Público (STP). Participaram do evento, Rosa Souza, secretária de Mulheres da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB; a vereadora de Salvador, Olívia Santana (PCdoB); Valquíria Costa, do grupo “Palavras de Mulher Lésbica” e candidata a vereadora pelo PCdoB; a secretária estadual de Juventude do PCdoB, Daniele Costa.


 


No documento distribuído na Lapa, a UBM reitera os principais pontos de luta em defesa do fortalecimento e da ampliação da democracia brasileira, com a superação da sub-representação feminina nas decisões do país. “Participar na política é consolidar a democracia com mais poder, mais respeito, mais igualdade e mais justiça social”, diz o texto de encerramento do panfleto. “A mulher representa mais de 60% do eleitorado, além de ser maioria na população, portanto, é imprescindível a sua inserção ativa no cenário político”, declarou a secretária de Mulher do PCdoB,  Julieta Palmeira que também participou do evento.


 


Tradição de luta


 


Todo ano eleitoral, a UBM organiza atividades, conclamando uma maior participação feminina na política, tanto como candidatas como enquanto eleitoras e donas do seu próprio voto. “A campanha serve para chamar a atenção das mulheres, conscientizar para votar em pessoas comprometidas com as nossas lutas e ideais. E isso não significa votar apenas em mulher”, atentou Patrícia. 


 


A diretora estadual, e uma das organizadoras da campanha, destacou a necessidade de uma maior atuação feminina na dianteira das decisões políticas: “Na nossa sociedade, historicamente patriarcal e machista, é imprescindível a presença feminina nas instâncias de poder público para que, de fato, se concretize as transformações sociais em favor da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres”, defendeu. 


 


A entidade apartidária fundada na Bahia, que completa 20 anos neste mês de agosto, possui representação em todo o país, incluindo cidades menores. A UBM tem histórico de lutas em defesa da emancipação feminina e contra qualquer tipo de opressão. A entidade acumula participação em campanhas decisivas em favor da igualdade de direitos entre homens e mulheres no mercado de trabalho e demais esferas de atuação da sociedade civil, movimentos em favor da legalização do aborto e por mais investimentos e cuidados voltados para a saúde da mulher, o combate à exploração e ao turismo sexual, entre outras bandeiras de luta.


 


De Salvador,
Camila Jasmin